Barbara Sousa Nunes
BioBlog ESEM
Published in
4 min readJun 22, 2018

--

Droga alucinógena com futuro medicinal

Autoras: Barbara Sousa Nunes, Karoline Vieira, Victória Cabral

Substâncias alucinógenas são aquelas que alteram a percepção de realidade do indivíduo, podendo causar confusão mental, perda de memória e desorientação em relação ao espaço e ao tempo. Apesar de todos os malefícios, algumas podem ser usadas em questões medicinais. Um exemplo disso são os cogumelos alucinógenos que possuem uma substância chamada psilocibina que afeta diretamente o cérebro e os sentidos, causando alucinações e delírios.

Tal substância é um composto psicodélico que se encontra em centenas de espécies cogumelos alucinógenos pertencentes em maior parte aos gêneros Psilocybe, Panaeolus e Pluteus, como por exemplo: Psilocybe allenii, Panaeolus cinctulus, Pluteus salicinus.

Psilocybe allenii
Panaeolus cinctulus
Pluteus salicinus

A psilocibina é um alcaloide com estrutura similar à da serotonina (hormônio que atua regulando o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade e funções intelectuais) e seu uso resulta em euforia, alucinações visuais e distúrbios sensoriais. A psilocibina atua em partes do encéfalo relacionadas aos sonhos, reafirmando o sintoma descrito por muitos usuários que dizem ter realizado viagens psicodélicas.

Psilocibina

A psilocibina pode ser ingerida através dos cogumelos frescos ou secos, misturados com líquidos, puros, chás ou até mesmo em cápsulas. O seus efeitos geralmente aparecem após 15 a 45 minutos de sua ingestão e os primeiros sintomas podem ser vômitos e leves tonturas, seguido de uma sensação de bem estar evoluindo para alucinações e fuga da realidade, que é capaz de durar de 4 a 6 horas, ou até mesmo dias.

O uso recreativo dessa substância é repudiado pelos médicos, já que elas podem acarretar dores no estômago, diarreia, convulsões, coma profundo e morte devido a parada cardíaca. É habitual que as pessoas intoxicadas fiquem profundamente agitadas, confusas e desorientadas, com a sua capacidade de concentração e discernimento diminuída. Em casos graves, podem ocorrer situações psicóticas agudas, incluindo casos graves de paranoia e perda total da noção da realidade, o que pode conduzir a acidentes, auto-mutilação ou tentativas de suicídio. Relatos de consumidores afirmam a imprevisibilidade da potência.

Cogumelos secos
Chá de cogumelo

Porém, há estudos realizados com pessoas que comprovam que uma ou duas doses controladas de Psilocibina ajudam pacientes em estágios terminais que sofrem de depressão e ansiedade, viciados em drogas e pessoas com TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo). Indivíduos depressivos que já não reagiam a outros remédios receberam as doses necessárias do composto e, ao longo de cinco semanas sem receber novas doses, pode-se verificar efeitos benéficos em quase metade deles, pois há mudanças em regiões do cérebro que estão por trás da depressão, como a amígdala que cuida das relações emocionais. Além disso, essa prática é um modelo inteiramente novo para a Psiquiatria, sendo um medicamento que age rapidamente como antidepressivo e ansiolítico.

O Instituto Heffer de Pesquisas, localizado nos Estados Unidos, inaugurado em 1993, é um dos locais de pesquisa que está financiando testes com psilocibina e outros alucinógenos, que reconhecem o grande potencial no tratamento de várias doenças mentais. A New York University também fez um estudo envolvendo 29 pacientes, em que 83% deles notaram uma redução nos sintomas da depressão sete semanas após terem tomado psilocibina. Nesses casos também foi relatado que sua qualidade de vida melhorou.

Portanto, nota-se que os cogumelos alucinógenos são muito mais que uma busca por euforia momentânea, podendo ser uma possível via alternativa de tratamento contra doenças mentais, não descartando os riscos que oferecem a saúde de seus usuários. Nem todos os cogumelos apresentam a psilocibina em sua composição, alguns são extremamente perigosos e podem levar à morte caso sejam ingeridos.

Bibliografia:

http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI299674-17770,00-COGUMELOS+ALUCINOGENOS+ALTERAM+A+PERSONALIDADE+PARA+SEMPRE.html

https://even3storage.blob.core.windows.net/anais/70447.pdf

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/10/14/Como-cogumelos-alucin%C3%B3genos-podem-ajudar-pacientes-com-depress%C3%A3o-segundo-este-estudo

https://psicodelizando.com.br/psilocibina-pode-resetar-depressao/

--

--