Existe homossexualidade em outras espécies?

Bruno Monteiro
BioBlog ESEM
Published in
2 min readApr 2, 2018

Escrito por: Bruno Monteiro, Caio, Davi, Giulia e Gilvana.

O comportamento homossexual, diferente do que muitos pensam, não está apenas presente entre os seres humanos. Foram divulgadas algumas pesquisas mostrando que diversas espécies possuem, entre seus membros, hábitos de relações homossexuais tanto apenas por prazer quanto por vínculos afetivos que, às vezes, podem durar por toda a vida de determinado indivíduo.

É importante destacar que é raro, no mundo animal, membros de uma espécie serem apenas homossexuais ou manterem esses hábitos como algo rotineiro. Contudo, há diversos exemplos de homossexualidade como estratégias sociais (como em alguns primatas e golfinhos que, apesar desse comportamento, também copulam com o sexo oposto) e até mesmo — por mais incrível que possa parecer — de transmissão dos genes. Por exemplo: machos do besouro Tribolium castaneum montam em outros machos e depositam sêmen para, quando o outro macho for copular com uma fêmea, os genes depositados sejam transferidos e a fêmea seja fecundada. Assim, o besouro transmite seus genes sem precisar se relacionar sexualmente com uma fêmea.

Há casos de relações homossexuais apenas por prazer em certas espécies. Entre os macacos japoneses (Macaca fuscata), os machos precisam competir com outras fêmeas para conseguir uma parceira sexual. A espécie albatroz-de-laysan( Phoebastria immutabilis) contém 31% de suas fêmeas com hábitos apenas homossexuais vitalícios — nesse caso, o casal de fêmeas cuida dos filhotes “bastardos” de machos que já estão em um relacionamento com outra fêmea.

Bonobos em relação homossexual para ganhar influencia.

Como foi visto anteriormente, existem casos de homossexualidade e bissexualidade também em outras espécies além do ser humano. Isso não é uma anomalia. Não é uma coisa errada. Seria um equívoco comparar animais que não possuem a mesma forma de raciocinar como a nossa, porém não é estranho pensar que indivíduos “irracionais” conseguem viver em equilíbrio com outros diferentes e nós não? A complexidade da nossa espécie chega a ser amedrontadora. Conseguimos criar máquinas inteligentes, mas não conseguimos viver em plena harmonia.

A diversidade e as particularidades sexuais nos outros animais são realmente surpreendentes aos seres humanos que normalmente subjugam sua própria espécie sem ao menos observar os animais e aprender com eles que tudo isso é algo natural e admirável.

albatroz-de-laysan

#homossexualidade #reinoanimal#diversidade#biologia#BioblogESEM

Fontes: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/02/150211_vert_earth_animais_homossexuais_ml

http://www.mp.go.gov.br/portalweb/hp/41/docs/diversidade_sexual-artigo_-_diversidade_sexual_-_artigos_e_teses.pdf

http://www.repositorio.ufpa.br/jspui/bitstream/2011/2326/1/Artigo_ReflexaoHomossexualidadeSubproduto.pdf

--

--