Flores Secas
São apenas beleza?

Melissa Aiolfi
BioBlog ESEM
Published in
4 min readApr 3, 2018

Escrito por:

Yuri Rodrigues, Jéssica Alves, Guilherme Gardin Martins, Melissa Aiolfi, João Marcos

Rosas cor-de-rosa secas.

Não é preciso muito esforço para encontrar alguém que pense em flores como forma de decoração ou presente. Porém nosso foco não será nas flores comuns, e sim nas já desidratadas. Mesmo depois de secas, é muito comum as vermos sendo usadas no paisagismo, na fotografia, entre outros meios. Mas será que essas flores ficam restritas só a exercer esse papel no grande espetáculo da vida? Muito pelo contrário!

As flores secas vêm exercendo cada vez mais protagonismo em nosso dia a dia sem que percebamos. Dia após dia, mais mitos são jogados por terra em relação a elas e novas descobertas são comprovadas quanto aos seus valores medicinais e alimentícios.

Syzygium aromaticum, mais conhecido como cravos-da-índia secos.

Um grande representante das flores secas é o cravo-da-índia que, além de ser uma excelente especiaria utilizada em doces, também nos auxilia com funções medicinais. Mastigar cravo é uma prática milenar e tem como benefícios a proteção contra cáries e a eliminação do mau hálito. Além disso, o cravo-da-índia é utilizado como um importante remédio pois possui dois metabólitos secundários benéficos, o Ácido Oleanólico, que tem atividade antioxidante, anti-inflamatória, antifúngica, antibiótica e ainda auxilia na proteção contra o crescimento de tumores, e o Eugenol, que tem atividade anti séptica e antibacteriana.

Hibiscus rosa-sinensis

Muitas flores podem servir como chás também, por exemplo o hibisco rosa, que diminui a absorção de gorduras no intestino, regulariza o sistema digestivo e combate a retenção de líquido, pois o chá age na redução da adipogênese, processo em que células pré-adipócitas se tornam adipócitos maduros que acumulam gordura no corpo. O chá de hibisco também é anti-hipertensivo pois regula a pressão arterial. Seu sabor é amado por alguns e por outros nem tanto e, por isso, há formas de melhorar o gosto do chá do hibisco. Porém, é melhor deixar esse assunto para depois e nos contentarmos com seus excelentes benefícios. Mas não devemos beber em excesso, pois seu efeito diurético pode eliminar muitos nutrientes essenciais para o corpo humano.

Uma planta pouco famosa, porém usada como o “chá de todos os males” para quem a conhece é a Flor de Carqueja (Baccharis trimera). Muito utilizada devido a seus benefícios variados, auxiliando na ação digestiva, no efeito diurético e no combate a gripe e as constipações. A carqueja tem elevada contribuição como anti-inflamatório e antioxidante devido a grande quantidade de compostos fenólicos, que são estruturas químicas possuintes de efeitos curativos em distúrbios humanos por serem “sequestradoras de radicais livres”. Devemos sempre lembrar que o uso em excesso tem efeitos tóxicos, como acontece com qualquer exagero alimentício, podendo baixar a pressão cardiovascular, além de ser contraindicado para gestantes e lactantes por ter efeito abortivo.

Além disso, há também a Lavandula angustifolia, também conhecida por flor de Lavanda, que vai muito além da decoração e aromatização de ambientes. Esta mesma flor é utilizada para diversas receitas de chá, cheesecake, biscoitos, bolos etc. É um excelente calmante natural e é utilizada em tratamentos de aromaterapia. Esta flor possui tanino, sais minerais e óleos essenciais com ação antisséptica, sendo assim, muito utilizada em produtos contra a acne, hidratantes, serve também para estimular o sistema nervoso, sendo usada para auxílio na TPM, depressão, stress, insônia, etc.

Portanto, as flores são utilizadas para funções muito além de decoração e aromatização, seus usos medicinais, como também há em outras partes das plantas, possuem um vasto leque de tratamentos alternativos, servindo como auxiliares dos tratamentos padrões e científicos.

Devemos sempre consultar médicos para quaisquer tipos de distúrbios na saúde do corpo e da mente, também lembrando sempre que o uso exagerado de qualquer coisa pode se tornar prejudicial e as flores não escapam disso. Aproveite com moderação!

#BioBlogEsem#FloresSecas#ChásMedicinais#Natureza#CiênciasdaNatureza

Fontes bibliográficas:

https://www.tuasaude.com/carqueja/

https://www.escolhasaudavel.com/Article-51-Carqueja---A-planta-que-cura-todos-os-males.html

https://www.beneficiosdasplantas.com.br/lavanda-beneficios-e-propriedades-dessa-planta-e-seu-cha/

https://www.chabeneficios.com.br/cha-de-hibisco-beneficios-e-propriedades/

http://wp.clicrbs.com.br/viverbem/2015/03/23/voce-sabe-o-que-sao-compostos-fenolicos/

http://www.cienciahoje.org.br/

--

--