Vinho de Laranja: Como é produzido e o auxílio dele no Ensino Médio

João Vitor Bolsanelo
BioBlog ESEM
Published in
3 min readJul 3, 2018

O vinho, bebida extremamente apreciada no mundo todo, e sua produção, movimentam uma parte considerável da economia do país. A uva passa por um longo processo de preparo que pode ser curto ou demorar anos até que determinado vinho atinja o ponto certo. Porém não é apenas a partir da uva que se pode produzir vinho, existem outras frutas que possuem certas características parecidas com a uva, e que podem ser usadas para produzir vinho, por exemplo a laranja. Vejamos abaixo como é produzido o vinho de laranja:

A produção do vinho de laranja, é basicamente dividida em 7 partes, que vão desde a escolha da laranja ao tempo de conservação do produto. Para esse processo recomenda-se o uso de laranjas sadias e maduras, de preferência usar tipos de laranjas mais doces, como a laranja lima, seleta e a pêra. Após a seleção será necessário que o suco da fruta seja separado do restante do bagaço, usando um espremedor de frutas elétrico, e logo em seguida esse sujo deve ser coado em um coador manual.

A partir desse ponto ocorre o preparo do mosto, sendo necessário a adição de metabissulfito de sódio a 10% (m/v), a solução com o objetivo de conservar a solução, após isso deixo-o em repouso por 3 horas depois o coe, sendo que o mesmo deve ser previamente fervido e resfriado a temperatura ambiente. Logo depois adicione Saccharomyces a solução para que a fermentação ocorra, já que o Saccharomyces será o conjunto de fungos responsável por transformar o açúcar da planta em álcool.

Assim que o mosto estiver fermentado, ele deve ser novamente filtrado para outro recipiente (é necessário que haja cuidado para separar os sólidos suspensos da solução), a clarificação, que é quando o vinho perderá sua aparência de turvo e ganhará um aspecto mais claro, deverá acontecer nesta parte, e ela pode ser feita com bentonita, albumina e lembre-se que se trata de um colher de sopa por litro.

Chegamos na última parte da produção do vinho de laranja, que é a conservação, onde ele deve ser aquecido em banho-maria a 65 graus Celsius por 20 minutos, depois ele deverá se resfriar naturalmente, e o vinho está pronto para ser engarrafado. Vale ressaltar que pelo custo-benefício e tempo de preparo, o vinho de laranja acaba sendo mais produtivo do que o vinho normal.

Utilização do processo no Ensino Médio

Foi feito em 2009 um estudo sobre a inserção de atividades práticas sobre fermentação em um grupo de alunos da terceira série do ensino médio de uma escola em São Tiago, Minas Gerais. O estudo pretendia a diferença do aprendizado ocorrido em estudos teóricos e outros mais práticos. Para isso, utilizou-se a tradição de uma família da região que costumava fazer cerca de 90 litros de vinho de laranja por ano.

O grupo de alunos foi submetido a testes teóricos como listas e depois pela prática da produção do vinho segundo a receita do casal produtor do material. Após isso, fizeram uma prova geral sobre o conhecimento adquirido. Parte do grupo, que antes não tinha conhecimento do assunto de fermentação, conseguia descrever todo o processo com linguagem científica ao final do processo.

Com as aulas práticas, foi possível acompanhar o processo de fermentação alcoólica presente na produção do vinho de laranja. Passando por cada tópico e sendo explicado a causa de cada fase: desde a glicólise até a obtenção de gases e toda a característica anaeróbica do processo. (Nota do redator Diogo: Se achar necessário, a gente pode colocar o processo de fermentação aqui ou em outro lugar)

Logo, com a ajuda da receita do vinho de laranja, foi possível o melhor aprendizado do conteúdo estudado na mesma época pelos alunos e somado ao conhecimento cultural da região em que vivem.

Referências:

http://www.scielo.br/pdf/qn/v24n4/a04v24n4
http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc32_3/04-RSA-5409.pdf

--

--