Imagem 1: Tipos de Tecidos Conjuntivo — Fonte: muoverefisioterapia.com.br

HISTOLOGIA: Tecido Conjuntivo e Conjuntivo Propriamente Dito

Kamilafarias
Biolhar
Published in
4 min readSep 27, 2020

--

Dando continuidade ao assunto dos tecidos existentes no nosso corpo, iremos adentrar agora no tecido mais completo no quesito citológico, por sua variabilidade celular, conhecido por ser o tecido de preenchimento mais abundante no corpo humano.

Descrito nos livros como o tecido responsável por fixar e unir outros tecidos do corpo e um conjunto estrutural e integrado, além de também possuir uma finalidade de manutenção, reparando tecidos adjacentes, e possui por sua vez, uma origem mesodérmica (folhetos embrionários), sendo as células mesenquimatosas as que atuam em maior parte no tecido.

O Tecido Conjuntivo pode ser classificado em três classes, que se subdivide em subclasses, veja a seguir:

  • Tecido Conjuntivo Propriamente Dito (T.C.P.D): Frouxo, Denso Modelado e Denso Não Modelado;
  • Tecido Conjuntivo com Propriedades Especiais: Adiposo, Elástico, Reticular e Mucoso;
  • Tecido Conjuntivo de Suporte: Cartilaginoso e Ósseo;

As variadas funções que ele pode apresentar é o que o torna tão importante no corpo humano, como o: preenchimento com o TCPD atuando nas áreas que ficariam vazias e vulneráveis sem a presença dele, sustentação com o Ósseo e o Cartilaginoso promovendo estabilidade ao corpo, armazenamento com o Adiposo sendo possível recolher reservas para o uso energias, defesa com o Sanguíneo proporcionando a proteção corporal contra ataques externos ou corpos estranhos, além da função de reparo que é encontrado em todas as categorias, exceto o Tecido Cartilaginoso.

As características gerais do Tecidos Conjuntivos se resumem em uma pequena quantidade de células apesar da grande variedade citológica que eles podem apresentar, claro, as características podem variar de um tipo de conjuntivo e outro. Além de possuir maior quantidade de Matriz Extra Celular, ou seja, possuem mais MEC do que Células em sua composição. São tecidos vascularizados, importantes para a nutrição dos mesmos, a única exceção é o Cartilaginoso.

Imagem 2: Componentes do tecido Conjuntivo — Fonte: estacio.webaula.com.br

A composição dos Tecidos são estruturados em Células em menor quantidade e Matriz extra Celular em maior quantidade, sendo a segunda formada por substância fundamental e fibras, nesta vai ocorrer variação dependendo do tipo de tecido. Na imagem podemos avaliar presença de uma variabilidade celular, e a presença de todas as estruturas supra citadas.

TECIDO CONJUNTIVO PROPRIAMENTE DITO

É o menos diferenciado entre os tecidos, possui funcionalidades variadas, isso é possível por sua variabilidade celular, preenche os espaços entre os outros tecidos, permite o transporte de metabólicos, ou seja, é canal importante para os processos fisiológicos do corpo, e participa na defesa do organismo, já que esse tecido se localiza abaixo da epiderme (pele), ele se torna também uma barreira contra ataques de microrganismos, defendendo o corpo antes que o hospedeiro adentre o tecido sanguíneo e se espalhe no corpo.

Imagem 3: Ação Diapedese — Fonte: slideplayer.com.br

O processo de defesa acontece quando ocorre uma invasão tecidual, desenvolvendo, assim, uma inflamação que é caracterizada por apresentar um maior aporte de sangue no local, ocorrendo o que chamamos de vasodilatação, isso facilita a passagem dos glóbulos brancos (macrófagos, mastócitos , plasmócitos e linfócitos B), do meio intravascular para o tecido conjuntivo (Imagem 3), atividade chamada de Diapedese, podendo dessa forma destruir o corpo estranho antes que ele invada o tecido sanguíneo.

Imagem 4: As três estruturas encontradas no Tecido Conjuntivo Propriamente Dito — Fonte: docsity.com.br

A conformação do Propriamente Dito se divide, sucessivamente, em três partes:

  • Tecido Conjuntivo Frouxo: possui uma grande abundância de fibroblastos (célula mais importante da composição conjuntiva, visto que ela é do tipo mesenquimal e possui a capacidade de reparar tecido e sintetizar moléculas, principalmente as fibras existentes), além das células de defesa como os macrófagos, é uma barreira flexível pela presença de fibras elásticas e não é resistente a trações;
  • Tecido Conjuntivo Denso Não Modelado: composição de fibras colágenas e elásticas, sendo assim possui, além da elasticidade, a resistência, isso lhe dá a capacidade de se moldar aos orgãos que podendo revesti-los, fornecendo, com isso, uma camada protetora como a pleura ou o pericárdio.
  • Tecido Conjuntivo Denso Modelado: possui alto aporte de fibras colágenas com fibroblastos bem alinhados, sendo assim a responsável por formar tendões, que são os ligamentos dos músculos aos ossos, tecido de alta resistência para garantir que os ligamentos não se rompam quando o corpo é submetido a movimentos que requer uma grande tração mecânica;

Fiquem ligados aos próximos Tecidos que iremos abordar no nosso blog, ainda temos muito a percorrer na caminhada histológica…

--

--

Kamilafarias
Biolhar
Editor for

"Fundadora, Editora e Escritora do projeto Biolhar", em busca de ser uma influência no âmbito educacional.