BionexoGO: Pequenas idéias, grandes soluções recheadas de motivação

O BionexoGo é uma iniciativa da gestão da área de Tecnologia da Bionexo do Brasil — empresa de soluções digitais para gestão de suprimentos hospitalares — onde desempenho há quase dois anos a função de Agile Coach em times de Desenvolvimento de Sistemas e Engenharia. A iniciativa permite todo time de Tecnologia colocar em prática ideias e atividades que, de algum modo, venham contribuir direta ou indiretamente com a evolução tecnológica e de produtos da Bionexo.

A iniciativa tem por convenção manter o mínimo de formalidades a fim de dar a liberdade necessária para a participação efetiva de todos que se engajam no projeto. Para ser bem sucinto: a regra básica é que ele — o BionexoGo — ocorra uma vez por mês, na última sexta-feira, sendo esse dia todo reservado para que o time solte a imaginação e ponha em prática suas ideias. As atividades são postados no Trello (ferramenta de controle de fluxo) até o início do dia do BionexoGO e desenvolvidas ao longo da sexta-feira.

Neste mês, maio de 2017, o BionexoGO chega a sua 9ª edição. O saldo até então é extremamente positivo, levando em conta que quase na totalidade as atividades desenvolvidas atingiram objetivos até além do que inicialmente se pensava. Muito código em produção, implementações de arquitetura, soluções técnicas e de produtos, além de uma evolução cultural da equipe que propaga eficiência e satisfação. O resultado é sempre de uma equipe mais motivada.

A liberdade aliada à parceria entre os profissionais acaba possibilitando que o tempo seja super bem aproveitado para resolução de questões que no dia a dia não encontram espaço para priorização, ou mesmo, ideias sequer previamente pensadas. Consequentemente o ganho técnico é efetivo e imediato.

Nas primeiras edições as atividades se prenderam mais à evoluções técnicas das plataformas mantidas pelo time de Tecnologia, mas logo expandiram para soluções mais abrangentes, mas ao mesmo tempo pontuais, passíveis de implementação num curto período (uma ou duas edições de BionexoGO) que visam muito além de tecnologia, incluindo soluções de interatividade interna na companhia, como o projeto ICTA, encabeçado por Gabriel Lett Viviani — desenvolvedor sênior — que propõe uma ferramenta para que a companhia toda possa postar ideias e coletar retorno sobre as mesmas, muito provavelmente, servindo até mesmo de insumo para projetos de BionexoGO no futuro. Ah, e o mais legal, é Open Source e voce pode colaborar acessando nosso repositório no github.

BionexoGO em 26 de maio. Icaro Oliveira Florencio, desenvolvedor, aprendendo novas tecnologias

Cada membro da Tecnologia acaba contribuindo como pode. Gestores dando o aval e alimentando ideias e ideais, Agiles Coaches com sugestões e organização, Product Owners com ideias e planejamento, Desenvolvedores e Engenharia com muito código e comandos, visando a concretização das idéias. E sim, também é um momento onde todos podem aproveitar para desempenhar ou mesmo absorver outros conhecimentos. Já tivemos Agile Coaches escrevendo código, pessoal de suporte ajudando em atividades de engenharia, desenvolvedores definindo produtos e outros casos do tipo. É um espaço para evoluir individualmente também.

Dentre as mais de 30 atividades concluídas ou em andamento até esta, que foi a 9ª edição, algumas ganharam destaque por irem ao encontro de necessidades pontuais das aplicações e plataformas mantidas pelo time de tecnologia e produtos. Parte dessas atividades trouxeram um novo conceito para algumas lacunas deixadas entre a lógica de negócio e as aplicações. Outras puseram em prática ferramentas que contribuem diretamente com o dia a dia da área de tecnologia e também para a empresa como um todo.

Ambiente descontraído do BionexoGO, 26 de maio de 2017

Em resumo: o resultado efetivo do BionexoGO é um salto de qualidade em vários aspectos para equipe de Tecnologia e, por consequência, para companhia. Dá ao time liberdade para pôr em prática boas ideias que trazem evolução tanto no âmbito tecnológico, quanto no desenvolvimento do aspecto cultural e pessoal dos colaboradores. Garante momentos de engajamento, descontração e motivação que refletem diretamente o espírito inovador da Bionexo.


Se você se interessou pela iniciativa e pelo modelo de trabalho da Bionexo, venha fazer parte do nosso time, estamos contratando! :) Envie email para Renato Guimarães - rguimaraes@bionexo.com

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.