Dados, um valiosíssimo commodity

Thalles Palanca
bionexo
Published in
2 min readAug 16, 2019

Como a informação sobre as pessoas vem se tornando a nova grande commodity do mercado.

Commodities são matérias primas produzidas em larga escala cuja comercialização é decisiva para o crescimento econômico dos países desde idos da Idade Média, no início do desenvolvimento do sistema econômico baseado na cadeia de extração de matérias primas das Américas e África para o enriquecimento dos países europeus detentores das tecnologias e exploradores de mão de obra capaz de transformar os produtos naturais em riqueza.

Séculos depois, na era da informação, outra matéria prima começa a ganhar espaço no mercado se tornando crucial para o desenvolvimento econômico de empresas e estados: os dados. Diariamente bilhões de seres humanos produzem todo tipo de informação por inúmeros canais digitais. Seja ao acessarmos nossas redes sociais, nos movendo em veículos através de apps ou nas pesquisas no decorrer do dia — OK Google — nossos hábitos, gostos, comportamentos, imagens, atividades e interações são registrados e transformados em dados já digitalizados e prontos para serem armazenados e explorados.

Diferente de seu antecessor petróleo que tem um processo caro e complexo de extração e tratamento para que a matéria refinada possa se transformar numa variedade de produtos, informações relevantes para diversas organizações são produzidas a todo momento e podem ser armazenadas por empresas e instituições de forma acessível e por meios tecnológicos podem converter (refinar) estes dados e transformar em produtos e riquezas materiais e imateriais.

Por ser tão valioso como os outros commodities, porém produzido de forma quase infinita, é preciso observar os aspectos políticos e sociais dessa nova revolução industrial e cultural. “A relevância do uso de dados para os negócios hoje é fato e irreversível”, afirmou Guy Perelmuter da Grids Capital para o site Seu Dinheiro. Nossos dados possuem uma relevância e um potencial de transformar a vida das pessoas e não apenas serem direcionadas apenas para o âmbito do consumismo ou manipulação social e política.

E no Brasil, em meia a esta transformação tecnológica e social tem um grande potencial de riqueza de dados por sua vasta diversidade cultural, étnica, econômica e de comportamento. Ao mesmo tempo que temos problemas estruturais que remontam ao século passado, temos que nos preparar para o desafio deste século e desenvolver meios de construir políticas públicas para viabilizar uma infraestrutura tecnológica enquanto bem de domínio público.

--

--

Thalles Palanca
bionexo
Writer for

Tech Manager | Engineering Manager | Software Engineer