Renato Guimarães
bionexo
Published in
6 min readMay 11, 2018

--

Por que a Bionexo é a melhor empresa para se trabalhar?

O meu objetivo nesse post é contar um pouco sobre a Bionexo — uma empresa que me surpreende a cada dia com sua capacidade de inovação constante — e o que sinto em trabalhar aqui.

Mas antes de começar, se você se interessar, aqui tem um pouco mais da minha carreira/história na Bionexo.

Porquê eu decidi falar sobre a Bionexo? Simples, porque o que é bom tem que ser valorizado, divulgado e amado. Aqui vou trazer alguns motivos que me fazem estar trabalhando na mesma empresa há quase 9 anos e, ainda mais agora, com vontade de ficar mais 9 anos.

Sou formado em ciência da computação, sempre trabalhei com desenvolvimento de software e morava em Salvador, Bahia até 2009, ano que decidi me aventurar na “Selva de Pedra” (expressão essa com a qual não concordo, pois existe sim muito verde e amor em SP). Então, tirei férias no meu antigo emprego e peguei um voo pra SP pra focar em fazer entrevistas. Fiz muitas, em empresas de software e em consultorias de hunting, sendo que uma delas era pra trabalhar na Bionexo, da qual eu nunca tinha ouvido falar. Passadas as férias, voltei pra Salvador, ninguém me chamou e já fui pensando que não havia oportunidade para o meu perfil. Então na mesma semana que voltei, consegui: fui transferido pela empresa que eu trabalhava e já estava na correria pra arrumar minhas malas.

30 de setembro de 2009. Dia marcante na minha vida, dia em que decidi sair das asas da minha mãe, dia em que fui levado até o Aeroporto de Salvador por uma comitiva, tinha umas 30 pessoas lá chorando — não tanto quanto eu — mas felizes que eu estava indo conquistar um objetivo de vida. (Quem mais chorava era a Mariana, minha namorada na época e demorei a saber se era de alegria ou tristeza por ficar longe de mim. Hoje estamos casados há 3 anos, então acho que era de tristeza mesmo, rsrsrs).

No dia 1o de outubro comecei a trabalhar e claro, o começo foi difícil, mas após uma semana me ligaram pra ir fazer outra entrevista, agora no escritório da Bionexo. Chegando na Bio — daqui pra frente vou chamá-la assim e vocês vão entender porque — me deparei com o CIO na época, Claudio Giuliano, que é natural de Mossoró, RN e quando eu ouvi o sotaque dele já fiquei mais tranquilo. Ufa, um nordestino! rsrssr. Sim, foi muito importante pra mim. Ele me contou sobre a empresa, seu propósito e valores e pra mim foi amor à primeira vista. Uma empresa que tem em seu DNA inovação, transparência, um propósito extremamente nobre e flexibilidade, até porque eu precisava disso né?! Passagens fora do horário comercial são mais baratas e eu precisava ir ver a Mariana e minha família sempre.

Duas semanas depois veio a resposta, eu tinha passado no processo da Bio.

É teeeeetraaaaa

16 de novembro de 2009. Data em que comecei a trabalhar na Bio. Logo de cara já percebi um clima diferente, até porque eu achava que ia encontrar pessoas difíceis de trabalhar, de lidar, de conversar e de se ajudar, mas graças a Deus eu estava completamente enganado. Um time parceiro, sempre disposto a ajudar, aberto a sugestões e com muito dinamismo no trabalho. Isso só melhorou com o passar dos anos, assim como um bom vinho. O Mauricio Barbosa, fundador da empresa, com certeza é um dos grandes responsáveis por isso, pois ele trata todos com o mesmo cuidado e atenção e me chama de Bahia, hehehehe.

Comecei como desenvolvedor Java na plataforma BIOnexo. (aqui você pode conhecer um pouco mais sobre nossos produtos).

Minha matrícula é número 70, na época a empresa toda devia ter umas 50 pessoas e na área de tecnologia eram 10. Talvez seja daí que venha todo o meu carinho pela Bio, pelo simples motivo de que eu ou qualquer funcionário da empresa podemos dizer: “Nós ajudamos a construir uma empresa que tem o propósito de melhorar a Saúde no Brasil diariamente, nós somos atores principais desse resultado”.

Esse é o registro da minha primeira festa na empresa, mais feliz que pinto no lixo.

De lá pra cá a empresa cresceu todos os anos e até mesmo em um ano de crise que foi 2016. Continuamos crescendo e vamos crescer ainda mais! Esse também é um dos motivos pelos quais escrevo esse post, pra você saber que aqui tem espaço pra você. Seremos ao final desse ano cerca de 300 pessoas.

Com o tempo fui despontando mais minha carreira para liderança e aqui vai um grande valor da Bio: acreditar no potencial do seu funcionário, incentivando e investindo nele. Por isso, em 2012 virei coordenador de desenvolvimento e fiz um MBA em Gestão em Tecnologia com o incentivo total e financeiro da Bio. S2.

Transparência, autonomia e propósito, 3 pilares que considero fundamentais numa empresa e a Bio proporciona isso para os seus funcionários. E foi com eles que eu consegui colaborar para construir uma empresa simplesmente fantástica.

Em 2013 convidamos um novo CIO, Fabio Wakim Trentini, um cara incrível que me ensinou muita coisa, me fez estar onde estou hoje e é sem dúvida a minha referência de profissional. Continuei crescendo na Bio, não para os lados rsrsrs, mas sim na minha carreira e em 2014 assumi todo o time de desenvolvimento como Gerente.

Dito isso, toda essa história, agora entro no tema desse post. “Porque a Bionexo é a melhor empresa para se trabalhar?”

Hoje em dia um trabalho não é apenas um bom salário no fim do mês e a garantia que você vai recebê-lo (isso é commodity), mas principalmente uma empresa que tenha um propósito bem definido, que compartilha dos seus princípios, tem desafios constantes que te fazem engrandecer-se como profissional e te tiram da zona de conforto, fazendo com que a sua criatividade para se reinventar seja a base do seu sucesso.

Nós diretamente contribuímos na melhoria do setor de Saúde do Brasil.

Mas Bahia, como vocês fazem isso? Listei alguns dos pontos que considero mais importantes.

Agile Mindset

Somos 100% ágeis, se tivermos que errar, erramos rápido para consertar rápido, testamos novas tecnologias, inovamos, aprendemos, ensinamos, valorizamos a troca de conhecimento com os nossos meetups e tech talks constantes.

People First Mindset

Nosso maior valor, as pessoas. Elas precisam estar bem pra fazer bem, precisam estar felizes, motivadas e com garra. Um propósito bem definido com uma cultura de reconhecimento das pessoas como seres humanos antes de tudo traz esse sentimento.

Novas Tecnologias / Inovação

Não temos medo de testar e por isso trazemos valor para a nossa empresa e nossos clientes, através da inovação. Seja ela através de novas tecnologias e produtos ou até mesmo de inovação na cultura ou jeito de ser e trabalhar. Somos atores principais no cuidado de uma área tão importante no Brasil.

Valorizamos a troca de Conhecimento

Conhecimento existe pra ser compartilhado, estamos na era da informação e nossos tech talks e meetups buscam engajar todos os profissionais da empresa.

Somos Flexíveis

Flexibilidade é uma palavra chave quando se pensa em um grande centro urbano e também quando precisamos mudar de escopo ou adaptar algo para que saia melhor do que antes.

Valorizamos a diversidade

Diversidade importa e na Bionexo valorizamos e promovemos.

1:1

Preciso saber o que o meu time sente, o que o meu time busca, as ideias do meu time, das pessoas de outras áreas e como podemos evoluir constantemente o nosso ecossistema.

Todos são ouvidos

Todos na Bionexo são importantes.

Aqui tentei trazer alguns aspectos que vivencio nos últimos 9 anos. Isso me faz feliz. Essa vontade de tentar melhorar cada dia, de sair da zona de conforto e propor que o dia de hoje seja melhor do que ontem.

Então, antes de pensar em qualquer tipo de frustração ou desmotivação, olhe pra você, olhe pra empresa que você está e resolva consigo mesmo ou peça ajuda, porque sim, a Bionexo é a melhor empresa para se estar.

Hoje estamos passando por um marco na História da Bio, vamos para uma nova casa e é com garra e energia que vamos entrar e fazer a Bionexo continuar sendo esse lugar incrível.

Vamos em frente meus amigos!

Sempre celebramos as conquistas!

Gostou da Bio? aqui tem muito espaço pra você. Fala comigo e vem conhecer um pouco mais.

--

--