Você sabe como funciona o fluxo de desenvolvimento de seu produto?

Há algum tempo venho pensando em maneiras de apresentar de forma visual o fluxo de desenvolvimento de produtos da Bionexo, empresa na qual exerço a função de Agile Coach.

Fazendo alguns experimentos cheguei num modelo que julguei ser interessante, o qual pretendo expor neste texto.

A ideia desse trabalho surgiu diante da necessidade de dar mais transparência para o nosso processo. Em suma, ter uma forma visual compreensível para que todos tenham o entendimento de como o fluxo funciona.

Comecei fazendo alguns esboços com ferramentas de fluxogramas convencionais, mas percebi que dessa forma não chegaria ao objetivo de impactar visualmente as pessoas como eu planejava. Estava ficando muito complexo.

Diante disso resolvi usar mais criatividade e menos formalidade. Sempre gostei de desenhar, então pensei: “por que não construir um fluxo que fosse auto explicativo e ao mesmo tempo agradável?”.

Com a ajuda de um de nossos Product Managers e amigo, Diego Busin Poblete, esbocei as fases de desenvolvimento de produtos abordando desde o surgimento das ideias, quem são seus stakeholders e suas interações durante o processo.

Comprei algumas folhas de papel A3 e comecei a desenhar de forma experimental até que cheguei num modelo que me agradou e, aparentemente, atendeu o objetivo.

Abaixo o modelo que criei, que com a ajuda do nosso profissional de UX e amigo, Daniel Mathias, foi digitalizado e colorizado no Photoshop:

Fluxo de desenvolvimento de produto da Bionexo.

Explicando de uma forma simples, temos os seguintes passos:

  1. O fluxo inicia com o Comitê Executivo vendo as oportunidades de crescimento para Bionexo;
  2. Os Objetivos Bionexo são definidos com as decisões do Comitê Executivo;
  3. O Product Manager, visando contemplar objetivos definidos estrutura ideias através de interações com os Clientes Internos, Clientes Externos além de informações colhidas das Soluções Bionexo;
  4. A partir disso o Road Map é criado a partir das idéias priorizadas e planejado em períodos trimestrais;
  5. Inicia-se então o Ciclo de Desenvolvimento, com Refining, para transformar ideias em User Stories que sejam entregas de negócio;
  6. Posteriormente ocorre o Planning, onde o time de desenvolvimento discute e define as soluções técnicas para um grupo de User Stories prioritárias. É nessa cerimônia que o Product Manager define os critério de aceite e a priorização das User Stories;
  7. Na etapa de Coding é feita a construção da solução (desenvolvimento de código) da User Story;
  8. No próximo passo a User Story segue para Test, avaliação e garantia da qualidade do que será entregue;
  9. Enfim, a User Story segue para Review, onde o Product Manager avalia se o que foi feito está de acordo com os critérios de aceite, ou seja, de acordo com o que ele espera para o negócio;
  10. No final do Ciclo de Desenvolvimento temos uma entrega de negócio que irá compor as Soluções Bionexo.

Esse ciclo se repete constantemente e o Agile Coach é responsável por remover os impedimentos e procurar meios de otimizar e evoluir o processo.

Em cima da explicação desse fluxo, resta fazer que ele fique visível para todos. Considero esta uma versão inicial que a partir das opiniões coletadas tende a evoluir e ser aprimorada.

Embora pareça algo simples, ter um fluxo mapeado e claro para todos, pode trazer um ganho imediato no entendimento e reforçar a transparência para o time de desenvolvimento.