Cerveja de cereja é coisa de mulherzinha?

cirilodias
Birrinhas Magazine
Published in
3 min readApr 22, 2015

--

Texto: Leonardo Dias Pereira Foto: Aline Soterroni

Em um universo majoritariamente masculino como o das cervejas, dizer que tomou uma cerveja de cereja — e ainda por cima gostou — é garantia de gozações das mais diversas. Mas vou te dizer, não se deixe levar por esse pensamento oco. Cerveja de cereja definitivamente não é feita apenas para mulherzinhas.

Conhecidas como kriek beers (“krieken” é cereja em flamenco) elas são produzidas tendo como base as chamadas lambics, um tipo de cerveja bem rústica e forte produzida na Bélgica (assim como as boas krieks) com leveduras selvagens que lhes concedem um sabor ácido e seco.

Cerejas inteiras são despejadas nos barris das lambics e ficam ali maturando até completar a mistura. O resultado é um líquido avermelhado que exala o cheiro da fruta assim que a garrafa é aberta. Outro fator que elimina as piadinhas maldosas é o teor alcóolico ligeiramente elevado destas cervejas, sempre entre 5,8% à 6,5% — para ter ideia, uma Skol apreciada pelos machões tem 4,7%.

Além de serem saborosas, as krieks costumam vir envasadas em garrafinhas parecidas com a de champanhe envoltas em papel manteiga com belas ilustrações. Servidas no copo apropriado (champanhe), são perfeitas para impressionar aquela donzela meio metidinha que você está na cola — e tem a vantagem de “amaciar a presa” com poucos goles.

Com a recente invasão de marcas internacionais no mercado brasileiro ficou relativamente fácil encontrar alguns exemplares de kriek beer nos empórios e lojas especializadas. Pra iniciar, a Bacchus Kriekenbier é uma boa pedida. O preço dela não é tão salgado (R$25,00 em média) e o gosto de cereja é suave, sem conter muita acidez causada pela citricidade da fruta.

Mas se estiver na sanha de saborear uma bem robusta, com respeitáveis 6% de teor alcoólico, guarde bem este nome: Liefmans Cuveé Brut (essa da foto de abertura). O gosto de cereja é tão acentuado e concentrado, que o cheiro da fruta fica impregnado no copo. Os mais afoitos não resistem em dar uma lambida no copo vazio. Em compensação o preço é inversamente proporcional ao docinho do seu gosto: R$ 50,00 em média.

Quando alguém vier te dar ideia errada de que cerveja de cereja é coisa de frutinha, não se esqueça deste post.

Originally published at birrinhas.com.

--

--

cirilodias
Birrinhas Magazine

Urbanaque, Birrinhas, Charles Henrique e Corinthians.