Eu vou pra Califórnia, tomar cerveja de primeira: um pequeno guia de cervejarias californianas

cirilodias
Birrinhas Magazine
Published in
6 min readApr 21, 2015

--

Por Guilherme Lopasso Tosi, especial para o Birrinhas.

Região de San Diego

Stone Brewing Co.

http://www.stonebrew.com

A cervejaria Stone fica em Escondido e talvez seja a mais conhecida da região de San Diego. Anexo à cervejaria, fica o Stone World Bistro & Gardens, o restaurante onde é servida uma extensa lista de cervejas próprias e convidadas. Do bistrô é possível ver os tanques da cervejaria através de um enorme painel de vidro. Do lado oposto fica um jardim com mesas externas.

Almocei com tranquilidade, experimentando algumas das varias cervejas na torneira disponíveis enquanto esperava pelo tour. Ele custa três dólares e acontece em intervalos de uma hora. Começa claro, com a história da cervejaria e um pouco de beer evangelização. Depois, é basicamente uma volta pelas instalações que termina no tasting room.

Além de provar degustar as criações da Stone é possível encontrar artigos com a marca, como camisetas, livros, copos, etc. Ao final do tour você prova quatro das cervejas e leva o copo de degustação para casa. Como minha motorista designada não podia beber, degustei em dose dupla. Somado às cervejas do almoço, posso dizer que fui para o hotel bem embalado.

Há também uma unidade do Bistrô na cidade de San Diego. Escondido fica a cerca de 40 minutos do centro de San Diego. Verifique no site as informações de localização, horários, etc.

Ballast Point

http://www.ballastpoint.com

A cervejaria fica em uma área repleta de galpões industriais (Old Groove Rd). Há um tasting room onde se podem degustar as varias criações extremamente frescas. Conta também um espaço com venda de camisetas, copos e souvenirs diversos da marca. São oferecidos tour pela cervejaria em períodos regulares.

Recomendo muito uma visita em outra unidade (Little Italy, mais próxima a San Diego), que apesar de não produzir cerveja e, portanto não oferecer o tour pela cervejaria, conta com um restaurante e mais estrutura

Green Flash

http://www.greenflashbrew.com

Fica a vinte minutos da Ballast Point da Old Groove Rd. Eu fiz as duas na sequência. O esquema é bem parecido, a diferença na Green Flash é que o tasting room fica dentro do galpão onde esta a produção. Bem ao lado de uma linha de envase. É possível ver a cerveja ser engarrafada enquanto se aprecia uma bela IPA extremamente fresca!

Tours pela cervejaria estão disponíveis por cinco dólares. Ao final, há uma degustação das cervejas em área separada.

Pizza Port

http://www.pizzaport.com/

A Pizza Port é uma companhia irmã da Lost Abbey, uma vez que um dos proprietários da primeira é também sócio na segunda. Algumas das receitas também podem ser encontradas em ambas as cervejarias. O conceito, porém é totalmente distinto. Trata-se de uma pizzaria que produz cerveja, ou um brewpub que faz sua pizza na hora (claro que, para nós e especialmente para os paulistanos, a pizza é um pouco diferente daquilo a que chamamos de pizza). Seria uma espécie de Pizza Hut com cerveja.

Dependendo do horário, há famílias inteiras nas mesas coletivas que seguem o padrão das encontradas em Munique.

São seis unidades que fabricam cerveja e vendem cervejas fabricadas nas outras unidades. Na verdade a unidade de Bressi Ranch é a que tem a maior capacidade e produz grande parte das cervejas.

Além das cervejas da casa, cerca de 20 por unidade, há também ao redor de mais 15 torneiras com cervejas convidadas, tanto dos EUA como de outros países. Eu encontrei, por exemplo, a belga Duchesse de Bourgogne, cerveja que gosto muito e nunca tinha tomado na torneira. Na unidade de Carlsbad há uma loja que vende garrafas de todo mundo já geladas .

Lost Abbey

http://lostabbey.com/

A Lost Abbey/Port Brewing está localizada nas antigas instalações industriais na Stone, na cidade de San Marcos, uma hora dirigindo desde San Diego. Começaram a produzir em 2006, mesmo ano que a Stone inaugurou sua nova planta de fabricação.

O slogan “in illa Brettanomyces nos fides”, algo como “na (levedura) brettanomyces nós confiamos”, já entrega a proposta cervejeira. Muita cerveja azeda e vários rótulos com maturação em barris de carvalho. No mesmo local também são produzidas as cervejas com a marca Port Brewing, que são mais identificadas com a irmã Pizza Port.

Karl Strauss

http://www.karlstrauss.com/

Uma das pioneiras do movimento de renascimento da craft beer na área de San Diego, a Karl Strauss esta comemorando em 2014, seu vigésimo quinto aniversário. Conheci um de seus brewpubs em 2001 e não podia deixar de fazer uma visita a uma de suas unidades, que operam como uma espécie de Outback cervejeiro. Vale a visita pela cerveja, algumas bem conhecidas como a Red Trolley, como pelos bons e generosos pratos servidos.

Região de Los Angeles

The Bruery

http://www.thebruery.com/

A cervejaria Bruery fica em Orange County, nos arredores de Anaheim, a 45 minutos do LAX, o aeroporto internacional de Los Angeles. Fica perto da Disneyland californiana

O tasting room segue o esquema da maioria das outras cervejarias, com um trailer externo servindo comidas variadas, que mudam a cada dia. No dia da minha visita havia dezenove tipos de cerveja disponíveis nas torneiras e mais sete tipos para os sócios do clube da cervejaria, chamado de “Reserve Society”. Esse grupo que paga uma taxa anual para ter acesso a receitas exclusivas.

Como era minha ultima visita antes de voltar para o Brasil, resolvi encarar as dezenove servidas em tasters de cinco unidades cada.

Diferente das demais visitadas, a Bruery não produz nenhuma IPA. O foco é experimentar com ingredientes, leveduras/bactérias e com maturações diversas. Todas excelentes!

As cervejarias visitadas foram selecionadas por critério pessoal. Há uma quantidade enorme delas espalhas pela Califórnia (e também na maioria dos estados).

Com disposição, é possível visitar uma infinidade delas das pequenas começando agora ou companhias já estabelecidas.

Maiores informações no site da associação das cervejarias de San Diego.

É possível fazer o download do guia e obter todo tipo de informação sobre as cervejarias. http://www.sandiegobrewersguild.org/

O que é comum a todas as cervejarias visitadas:

  • As cervejarias geralmente ficam afastadas dos centros ou situam-se em cidades menores. É quase obrigatório alugar um carro e ter alguém disposto a não beber para dirigir. Se for pego embriagado é cana na certa.
  • Em todas é possível comprar ou levar para casa os famosos growlers, que são aqueles garrafões retornáveis, feitos de vidro ou cerâmica com capacidade para até 3 litros. Os sites normalmente informam a programação das cervejas disponíveis.
  • Uma ótima opção nas visitas é pedir as porções de degustação, geralmente de quatro ou oito oz. Assim dá para degustar uma variedade muito maior, já que as cervejas geralmente tem graduação alcoólica acima de 6% ABV. Eles custam de USD 1,00 a USD 2,50 dependendo no tipo de cerveja, teor alcoólico e da quantidade servida.
  • Verifique sempre nos sites os horários dos tours nas cervejarias, se for sua intenção participar de alguns. Normalmente eles acontecem de hora em hora e não é preciso agendar com antecedência.
  • A maioria dos tasting rooms anexos às cervejarias que visitei não contam com cozinha, quase sempre há na área externa um trailer ou algo semelhante que vende comida. Você pode trazer a sua de casa e comer enquanto degusta a cerveja tranquilamente se quiser.
  • Uma boa opção para quem não quer alugar carro ou não dispõe de um motorista que não beba são os chamados beer tours, que te levam a varias rotas cervejas em ônibus com guias. Informações nos seguintes sites:

http://www.brewerytoursofsandiego.com/

http://brewhop.com/

http://fivestartours.com/

Foi o melhor lugar que encontrei para comprar cerveja. Há uma boa quantidade já gelada e a divisão nas prateleiras é feita por tipo de cerveja.

[TEXTO e FOTOS: Guilherme Lopasso Tosi]

Originally published at birrinhas.com.

--

--

cirilodias
Birrinhas Magazine

Urbanaque, Birrinhas, Charles Henrique e Corinthians.