De quem é a culpa?

Nicolas S.
Biscoito & Bolacha
Published in
2 min readSep 29, 2014

Nossa sociedade egoísta vive se perguntando isso. A cada momento alguém procura um culpado pelos problemas ao redor. Seria a professorinha da escola a culpada, o prefeito, o ministro da igreja, o sistema, seria deus…?

O fato é que independente do problema ou da circunstância, independente da ação que resultou a reação há sempre um culpado, e nunca é o próprio questionador. O pobre trombadinha de rua pode culpar o sistema por ter que se ver forçado a assaltar para se alimentar, o politico religioso pode culpar sua fé por tentar impor suas crenças tão fervorosamente, você pode culpar o condutor de ônibus pelo atraso no trabalho. Ao que me parece fomos programados para seguir esse padrão, nos conformamos em aceitar que a culpa é sempre do vizinho. Devido a isso não é incomum ouvir frases como : “Ninguém me avisou de que…”, “Porque você agiu dessa forma?” , “ A culpa não é minha por..” e assim por diante.
Só que o fato de nunca ser “o” culpado, evolui para algo pior. Logo após o “a culpa não é minha por..” vem o :

Desculpe, mas não posso fazer nada em relação a isso”.

É claramente lógico : Se EU não sou o culpado, então porque EU devo tentar fazer algo para corrigir a situação. É absurdamente conveniente não se intrometer em problemas alheios.

Porém somos todos culpados. Somos culpados de procurar um culpado e não procurar uma solução. Estamos desgastando nossa energia no lugar errado, e nos afundando em um mar de pura ignorância e egoísmo…

Ps: eu seria hipócrita se dissesse que também não procuro um culpado.

--

--

Nicolas S.
Biscoito & Bolacha

Porque separar os biscoitos das bolachas se podemos ter os dois? Marketing Industrial, Marketing Pessoal, Marketing Alimentício, Marketing Amoroso e por aí vai.