Livros lidos em em 2016, ou apreciados se você preferir.

Nicolas S.
Biscoito & Bolacha
Published in
3 min readFeb 12, 2016

Vagando pelo Medium encontrei uma série de blogs que de pessoas dispostas a registrar suas experiências literárias mês a mês durante esse ano. Como nada nessa vida se cria tudo se copia resolvi criar meu próprio diário (ou ‘’mensário’’?) literário.

Como todo inicio de ano, sempre começamos com um milhão de promessas de metas a serem alcançadas. Como em 2015 eu havia deixado a desejar nas minhas leituras, estabeleci como meta para 2016 dar a volta por cima e melhorar minhas estatísticas. A título de curiosidade em 2015 eu li apenas 12 livros, um número alto comparado com a média nacional, mas baixíssimo quando comparado ao ano de 2014 em que foram 28 livros.

Dados de leitura de 2014
.2014: A leitura se limitou a um terço do que atingi em 2015.

Entre os motivos relacionados à essa queda nos números estão um estágio que exige que eu acorde bem mais cedo do que antes, e ande menos de ônibus que de costume. Quando não estava fazendo trabalhos de faculdade aos finais de semana, os períodos livres usava para repor o sono perdido ou comer.

Esse ano, ao invés de encher minha lista de leitura com vários livros e depois ir correndo atrás da meta eu decidi ir adicionando os livros progressivamente, sem nenhum padrão mas sim por ordem de leitura. Ou seja, em janeiro adicionei 4 livros para serem lidos, após concluídos adicionei mais dois livros e por aí vaí…

Mudei alguns dos meus hábitos de leitura, e estou me forçando a enfrentar o sono para ler, sendo assim estou lendo mais na viagem de ida para o trabalho e também na volta, por mais sono que sinta eu me conscientizei de que se eu dormir nas viagens não leio nenhum livro, já que em casa a leitura sempre é um pouco mais complicada. Outra mudança foi usar e abusar do meu Kindle/smartphone. Estou com meu celular o tempo todo, mas nem sempre com um livro, então é bem mais prático levar o livro no celular e quando estiver numa fila de espera, ou numa longa viagem de carro posso facilmente sacar meu celular e ir lendo para passar o tempo. Até o momento estou bem confiante em relação aos meus dados de leitura.

Nesse ritmo acredito conseguir bater meus números de 2014 facilmente.

Algumas pessoas levam o hábito de leitura extremamente à sério, criando padrões especificos de leitura, sequência estrita de escritores e etc. Eu prefiro levar mais como um hobby leve e divertido, sendo assim a escolha dos livros a serem lidos será sempre bem aleatória, como poderão ver com os livros de janeiro. Sou bem eclético quando a livros então será mais um ano bem diversificado.

Bom, mês a mês vou adicionando posts com meus registros de leitura, em janeiro foram 3 dá uma conferida nos livros no post abaixo.

--

--

Nicolas S.
Biscoito & Bolacha

Porque separar os biscoitos das bolachas se podemos ter os dois? Marketing Industrial, Marketing Pessoal, Marketing Alimentício, Marketing Amoroso e por aí vai.