6 Tendências de Tecnologia e Comportamento para Marcas em 2020

Beatriz Guarezi
Bits to Brands
Published in
3 min readMar 16, 2020

Com exemplos atuais, nacionais e que ligam pontos inesperados para te mostrar padrões que devem seguir acontecendo.

Em 2019, fizemos uma curadoria das principais listas de tendências do mundo, que se tornou esse artigo:

Para esse ano, produzimos 45 páginas de um conteúdo mais original, mais criativo, e diria até que mais confiante. Reflexo de toda evolução desse projeto de lá pra cá :)

São seis tendências que ligam diversos pontos, cada uma delas sem qualquer pretensão de prever um futuro distópico. Ao invés disso, queremos mostrar alguns padrões por trás de acontecimentos do dia a dia HOJE, que indicam algo maior.

O que a mãe do Guilherme tem em comum com a Lu do Magalu?
O que o Baby Yoda tem a ver com a Branding Lab?
O que a J Lo no Superbowl, a Jane Fonda sendo presa toda semana e o Apple Watch estão nos mostrando?
Qual o impacto comum da Nath Finanças e do Guilherme Benchimol?

Vamos descobrir juntos.

Nesse material você encontra a nossa definição de tendências (e por que não há pressa em consumir esse tipo de conteúdo), os principais reports que inspiraram essa construção, e cada uma das tendências mapeadas resumida, explicada e ilustrada com exemplos nacionais e internacionais. São elas:

Pessoas Virtuais

Cada vez mais, não é preciso ser uma pessoa de verdade para ser uma personalidade que interage, diverte e vende (muito) na internet.

Era da Interação

O número de seguidores não faz mais tanta diferença conforme o feed vai perdendo sentido, e as plataformas e usuários se voltam para grupos fechados, curadoria de conteúdo e autenticidade. A era do alcance vem dando lugar à era da interação.

Economia do Conteúdo

Das maiores produtoras do mundo em plena “guerra do streaming”
a indivíduos monetizando sua criatividade junto a comunidades online, o conteúdo original vem movendo marcas e consumidores, formando uma indústria em torno de si.

Quem Quer (o seu) Dinheiro

Investir é cool. Economizar é meme. Falar de dinheiro tem ocupado a mesa do bar. Mérito das fintechs, plataformas de investimento e também de uma crescente categoria de influenciadores que querem ajudar a cuidar do seu dinheiro.

Um Novo Envelhecer

Conforme os millenials assistem suas celebridades favoritas envelhecerem sem parecer em nada com a imagem grisalha, frágil e parada que se esperava, é preciso desconstruir a ideia de velhice e reconstruí-la de forma mais inclusiva e realista.

Hall of Faces

A iminente popularização dos deepfakes e do reconhecimento facial trazem à tona as grandes questões da nossa relação com tecnologia: os limites da privacidade e da verdade.

Você consegue baixar o material — que é gratuito! — clicando nesse link.

--

--

Beatriz Guarezi
Bits to Brands

estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails. criadora da newsletter Bits to Brands. assine em http://www.bitstobrands.com