Estante Coletiva

Os livros que tem acompanhado a comunidade Bits to Brands nas últimas semanas

Beatriz Guarezi
Bits to Brands
Published in
6 min readApr 9, 2020

--

Aqui na Bits to Brands a gente gosta muito de livros.

Pessoalmente, eu sempre fui apaixonada por ler. Carrego um livro comigo embaixo do braço desde que me conheço por gente, e a sensação de uma história tão boa que você não consegue largar nem para dormir é uma das minhas favoritas no mundo.

Por sorte, encontrei nos assinantes da Bits muita gente como eu. Que busca nos livros companhia e conselho, além de desenvolvimento pessoal e profissional. E há meses venho dividindo com todo mundo meus livros favoritos — você pode dar uma olhada neles aqui:

Mas nesse mundão cheio de histórias que valem ser lidas, eu sei que ainda tenho muitas a conhecer. E ninguém melhor para recomendar do que profissionais incríveis do Brasil todo, com repertórios e experiências tão variadas, mas tantos assuntos em comum que compartilhamos toda semana.

Assim, joguei a pergunta "qual livro tem te acompanhado nessa quarentena, e você gostaria de recomendar?". E mais de 30 pessoas tiraram um tempinho para deixar uma (ou mais) dicas.

O resultado você confere abaixo. Não conhecia a maior parte desses livros, e já separei VÁRIOS para começar em breve. Tem para todos os gostos e todos os estilos, com recomendações atenciosas dessa comunidade da qual eu tanto me orgulho. ♡

Espero que um desses 37 livros possa te fazer companhia nos próximos tempos.

LIVROS DE FICÇÃO

1. O maravilhoso bistrô frances, Nina George

Esse livro dá um quentinho no coração. Uma história de libertação de uma protagonista +60 (o que não tá tão comum) em uma pequena cidadezinha da França (cheia de descrições de comidas gostosas e paisagens maravilhosas). Maravilhoso ❤

2. Canção de Ninar, Leïla Slimani

A história é pesada mas é bem interessante para ver a crítica sobre relação de poder e a mulher na nossa sociedade, além de ser uma leitura que você quer terminar o quanto antes para entender tudo rs

3. O leitor do trem das 6h27, Jean Paul Didierlaureant

Para voltar a acreditar no ser humano

4. Máquinas como eu, Ian McEwan

Para repensar o futuro que estamos construindo

5. Verity, Colleen Hoover

Esse suspense é de te prender ali e nunca mais te deixar sair. Foi minha primeira leitura da quarentena e tá aprovadíssimo!

6. A viagem de Théo: Romance das religiões, Catherine Clement

Livro muito maravilhoso que passa por diversas religiões do mundo na tentativa de cura de um adolescente. Só a carta final da tia do Theo para ele vale a leitura.

7. Armadilhas da Mente, Augusto Cury

8. Artemis, Andy Weir

Foi escrito pelo autor de “Perdido em Marte” (o que já dá uma ideia do rumo que ele toma). estou amando a história e devorando o livro. pra começar, a protagonista é feminina, o que me faz mergulhar ainda mais de cabeça na história. Um suspense intergaláctico cheio de emoção e genialidade feminina.

9. A vida invisível de Eurídice Gusmão, Martha Batalha.

Apaixonante.

10. Os Embaixadores, Henry James

Um clássico da literatura norte-americana. Viajo nessa narrativa sempre que estou saturado de realidade.

11. Eu, robô, Isaac Azimov

Ficção científica e com alguns questionamentos sobre a relação do homem com os robôs. Não chega a ser pesado, tem passagens até bem divertidas.

12. O tempo entre costuras, Maria Dueñas

Conta a história de uma costureira exatamente entre a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial, inspirou a série no Netflix.

13. Também os brancos sabem dançar, Kalaf Epalanga

Comecei e tô amando

14. O Elefante Desaparece, Haruki Murakami.

Uma série de contos bastante interessantes!

LIVROS DE MARKETING E NEGÓCIOS

15. Comece Algo que Faça a Diferença, Blake Mycoskie

Trata-se de uma leitura muito leve, que conta um pouco da história da TOMs e da jornada do Blake em criar um negócio, que consegue entregar valor ao cliente e retribuir para a sociedade de alguma forma. Acho que em tempos como este que vivemos um paradoxo social e econômico, ele provoca uma reflexão nas pessoas mostrando que é possível fazer o bem com negócios.

16. De dentro para fora, Alexandre Teixeira

Um dos meus livros favoritos, o autor questiona o papel das empresas no capitalismo contemporâneo, explorando novas formas de se fazer negócio, encontrar felicidade no trabalho e transformar nossa forma de ver mundo corporativo. Tudo através de exemplos brasileiros incluindo capitalismo consciente, empresas B, EUpreendorismo e outros. Livro inspirador, prático e super leve, apesar do tema complexo.

17. Todo Mundo Mente, Seth Stephens-Davidowitz

Amo esse livro com todas as minhas forças, ele analisa como nós realmente somos através de dados do único lugar em que somos 100% sinceros: nas buscas do Google. Big data está mudando o mundo!

18. Escassez, Eldar Shafir e Sendhil Mullainathan

Uma mistura de leitura leve e desenvolvimento pessoal, mas acima de tudo necessária. Os autores apresentam conceitos que nos ajudam a compreender como a escassez de recursos molda as maneiras como tomamos decisões.

19. Factfulness, Hans Rosling

Nesta época, leitura fácil, interessante e obrigatória (aliás, obrigatória em qualquer época). Um livro que nos faz refletir sobre as informações que recebemos de todos os lados. E otimista. E realista. Indico sempre pra todo mundo. Espero que goste.

20. Contágio, Jonah Berger

Um livro que me ajudou e me marcou muito

LIVROS DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL

21. Be here now, Ram Dass

Livro muito doido que conta a jornada de um professor de Harvard que acabou se tornando um mestre (Baba Ram Dass). Além da jornada do Ram Dass, o livro traz dicas de como seguir um caminho mais espiritualizado, frases e sugestões de livros.

22. Uma pergunta por dia

não é um livro, mas é como se fosse um diário que traz uma pergunta por dia e tem espaço para responder pelos próximos 5 anos. Tem perguntas desde “Qual foi a compra mais constrangedora da última fatura do seu cartão de crédito?” até “Descreva em três palavras a sua espiritualidade”.

23. Inteligência Visual, Amy Herman

A autora ensina a gente por meio da observação profunda e com atenção plena a enxergar coisas que não vemos por estarmos sempre no automático. E o quanto a nossa visão superficial nos limita de ver soluções em nosso dia a dia. É um livro que é uma delícia de ver e traz muitos insights para quem trabalha com criatividade.

24. Originais, Adam Grant

Extremamente inspirador!

25. Unlearn: 101 Simple Truths, Humble the Poet

Talvez uma das melhores leituras para refletir no momento. É um livro simples, que não tenta impor nada e nos faz refletir bastante.

26. Solo, Alma e Sociedade, Satish Kumar

Ele é um expansor de horizontes e trata de questões que são muito bem-vindas a serem refletidas e repensadas neste momento, justamente por ele sugerir algo novo para o nosso tempo (como diz o subtítulo! hehe).

BIOGRAFIAS

27. Só garotos, Patti Smith

Para ter uma trajetória de vida como referência

28. Aprendizados, Gisele Bundchen

Eu estava com um pouco de preconceito para ler mas, de verdade, é muito bom, leve, rápido. Vc vira best da Gise! Hahah

29. O que eu sei de verdade, Oprah Winfrey

Eu já li e reli e continuo visitando esse livro, especialmente pelas manhãs em alguns devocionais que faço porque são histórias curtas que podem ser lidas individualmente. Para mim a Oprah desnudou a alma enquanto nos transmite lições de vida que eu acho que toda mulher deveria ler. Eu acho que já presenteei umas 20 mulheres com esse livro (rs).

30. Anthony Bourdain, Cozinha Confidencial

Acabei de ler e é muito bom! Para quem gosta de cozinha é uma ótima recomendação.

LIVROS DE TEMAS VARIADOS

31. Bom dia Para Nascer, Otto Lara Resende

Leitura divertidíssima. Um livro de crônicas publicadas na década de 90 na Folha de São Paulo.

32. As veias abertas da América Latina, Eduardo Galeano

33. Textos Básicos de Ética, Danilo Marcondes.

São textos de vários filósofos, selecionados e contextualizados pelo Danilo. Parece pesado, mas esse trabalho do organizador “mastiga” bastante os textos dos filósofos.

34. Escrever Ficção, Luiz Antonio Assis de Brasil

35. Mulheres que correm com lobos, Clarissa Pinkola Estés

Ela traz reflexões interessantes sobre o arquétipo da mulher selvagem (ela é uma psicanalista junguiana). Ela analisa esse arquétipo em vários contos diferentes.

36. Abundância, Peter H. Diamandis e Steven Kotler

A minha dica de livro para termos esperança e crer que o futuro será muito melhor que o presente, ainda não terminei de ler, mas é bem legal, fundamentado em estudos.

37. Astrofísica para Apressados, Neil DeGrasse Tyson

O livro é bem fácil de ser lido e com uma linguagem bem simples para que todos possam entender.

--

--

Beatriz Guarezi
Bits to Brands

estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails. criadora da newsletter Bits to Brands. assine em http://www.bitstobrands.com