Kindle: ter ou não ter?

Minha experiência com o e-reader da Amazon, para tentar sanar as principais dúvidas que as pessoas tem sobre ele. Afinal, vale a pena ou não?

Beatriz Guarezi
Bits to Brands
Published in
4 min readSep 9, 2018

--

Sobre produtos que amamos.

E não qualquer produto. Um produto que já tem mais de dez anos de constante atualização, que mudou a dinâmica do mercado e que inspira novos comportamentos. Quase impossível não amar.

Esse é o Kindle, o e-reader da Amazon. Apesar de já estar por aí há tempos, o Kindle ainda inspira muitas dúvidas nas pessoas — desde “como funciona?” até “será que vale a pena?”.

Me rendi ao meu há um ano, e ele se tornou um daqueles produtos tão especiais que é quase uma extensão da minha personalidade (das coisas que só um bom branding proporciona).

Eu gosto de tecnologia, gosto de ler, gosto de me sentir no futuro. Encontrei no Kindle uma marca que resume tudo isso e que tem tudo a ver comigo.

Já que ela pode ter a ver com você também, mas ainda fica aquela dúvida, segue um pouco da minha experiência, para tentar sanar as principais dúvidas que as pessoas têm sobre ele:

Economiza horrores na compra de livros?

Sim e não. Sim, porque na hora de ler livros em inglês, a versão para Kindle é geralmente mais barata do que os livros em capa dura que vêm para as livrarias daqui ou do que pagar o frete de um livro que vem de fora. A Amazon faz também diversas promoções de e-books, e em uma das últimas eu cheguei a pagar por volta de 100 reais em 6 livros.

Sim também, porque no Kindle é possível baixar amostras gratuitas do livro e ler algumas páginas (ou até capítulos!) antes de comprar. Assim, a gente evita aquela coisa de se deixar levar pela capa e gastar em um livro que não era o que parecia.

Mas não, porque algumas pessoas acham que o custo principal do livro é a impressão e transporte, o que não é o caso. Você paga pelo conteúdo. Por isso, os preços no Kindle podem ter pouquíssima diferença em relação ao livro físico em muitos casos.

Mas e o cheiro de livro novo?

Desde que me conheço por gente, carrego um livro embaixo do braço para todo lugar. Mas aí vem a vida adulta, os trajetos em transporte público, as bolsas pequenas… E não é mais tão fácil levar livros por aí. Nesse ponto, o Kindle contribuiu (e muito!) para o meu hábito de leitura: ele cabe em qualquer bolsa.

Então, em todo deslocamento ou momento ocioso, eu tenho acesso ao livro que estou lendo, ou ao próximo que eu quero começar (ter todos os seus livros disponíveis em qualquer lugar é o sonho da Beatriz de 10 anos se realizando).

Lembram da bolsa da Hermione, em Harry Potter, onde cabe uma biblioteca inteira, fora poções, roupas e até uma barraca? É mais ou menos assim que eu me sinto quando levo meu Kindle por aí.. :)

Qual o melhor modelo para mim?

São basicamente três modelos: o Kindle 10a geração, o Kindle Paperwhite e o Kindle Oasis. Você pode conferir as especificações de cada um no site da Amazon. Em resumo, o Paperwhite é à prova d'água, o que o Kindle não é. E o Oasis é a versão premium — tela maior, mais ergonomia (e também mais caro).

Todos eles tem iluminação e Wi-fi, para sincronizar com os livros comprados pelo site, ou comprar diretamente no dispositivo. Na minha opinião, o melhor custo-benefício é o Kindle 10a geração, pois cumpre com o essencial. Mas se você costuma ler na praia, por exemplo, um Paperwhite vale a pena!

Vale a pena pagar?

Sim e não. Sim porque se ler faz parte da sua rotina, ou você gostaria que fizesse, é muito bom ter um Kindle. O conteúdo do livro é exatamente o mesmo, mas algumas features como a disponibilidade de toda a minha biblioteca em um tablet leve, a iluminação para ler à noite e a gamificação ao mostrar a porcentagem no livro que você está me fizeram ler muito mais!

Para quem gosta de dados, desde que eu comprei meu Kindle eu li 14 livros e estou na metade do 15º. No ano anterior, esse número não deve ter passado de 5.

O “não” aqui é porque não vale a pena pagar o preço cheio. A Amazon faz promoções com frequência — tem Amazon Day, Kindle Day, Black Week, Black Friday… E os dispositivos sempre ganham descontos de 50 a 100 reais. Vale deixar um alerta e comprar na próxima promo.

Em resumo, com ou sem Kindle, desative as notificações das redes sociais e leia um livro. O formato é o de menos.

Se esse conteúdo foi útil para você, deixe vários “claps” e compartilhe para que mais pessoas possam encontrá-lo :)

Para receber esses textos por e-mail, acompanhados de uma curadoria semanal sobre marcas e tecnologia, inscreva-se na newsletter: http://www.bitstobrands.com

--

--

Beatriz Guarezi
Bits to Brands

estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails. criadora da newsletter Bits to Brands. assine em http://www.bitstobrands.com