Posicionamento de marca: Nike just did it.

A última campanha da Nike é uma lição de posicionamento de marca. Do quanto pode ser difícil, mas também recompensador.

Beatriz Guarezi
Published in
3 min readSep 10, 2018

--

Falando bem ou falando mal, só se falou da Nike essa semana. Caso você não tenha acommpanhado, segue o resumo:

- Em comemoração aos 30 anos do slogan “Just Do It”, a Nike lançou uma campanha estrelando um quarterback da NFL, Colin Kaepernick. Colin ficou conhecido por ter sido o primeiro a se ajoelhar durante o hino nacional, em protesto à violência contra negros no país. Ele está sem jogar por qualquer time, desde 2016.

- A frase principal da campanha é “Acredite em algo. Mesmo que isso signifique sacrificar tudo.”

A repercussão foi imediata. Tanto em apoio, quanto em protesto. Muita gente publicou fotos de produtos destruídos, e anunciou boicote permanente à marca.

A questão é muito controversa, e a Nike decidiu colocar a sua marca bem no olho desse furacão. O que num primeiro momento derrubou as ações da empresa em 4%, mas agora já mostra reversão dessa queda, e crescimento.

Mas o que vai fazer desse movimento um case de posicionamento de marca não é o seu resultado financeiro. E sim, o seu impacto emocional.

Com um rosto e algumas palavras, a Nike pegou uma frase que já era símbolo de motivação e auto desafio, e atribuiu ainda mais significado a ela. “Just Do It” deixa de ser somente “levante do sofá e vá correr” ou “saia da sua zona de conforto”, para se tornar “faça o que você acha certo” e “viva conforme o que você acredita”.

A Forbes colocou isso muito bem, ao dizer que “não é mais sobre sucesso em campo, mas sobre redefinir o que sucesso significa no mundo”.

Com essa campanha, a Nike celebra a sua história com alguém que (like it or not), agiu conforme o que acreditava, buscando um bem maior e disposto a encarar as consequências. Ao homenageá-lo, a marca traz esse espírito para si.

Ao trazer esse espírito, ela encontra um sweet spot no difícil equilíbrio entre um propósito inspirador, que se relacione com o produto e sem falsas promessas. E essa é a grande lição dessa campanha.

Porque Just Do It é sobre coragem.

A coragem do jogador em questão ao se posicionar.

A coragem na carreira de cada atleta profissional.

A coragem de correr aquele quilômetro a mais.

A coragem em qualquer um que queira mudar o seu estilo de vida.

Que só podia ser celebrada com uma campanha extremamente corajosa.

A frase é a mesma há 30 anos. Mas através de novas referências, se adapta aos tempos atuais e inspira um futuro em que mais pessoas tenham a coragem de se movimentar — pelo esporte, e também pelo que acreditam.

Alguma dúvida de que precisamos mais disso?

Se você gostou desse artigo, deixe vários “claps” e compartilhe para que mais pessoas possam encontrá-lo :)

Para receber esses textos por e-mail, acompanhados de uma curadoria semanal sobre marcas e tecnologia, inscreva-se na newsletter: http://www.bitstobrands.com

--

--

Beatriz Guarezi
Bits to Brands

estrategista de marcas, curadora de conteúdo e escritora de e-mails. criadora da newsletter Bits to Brands. assine em http://www.bitstobrands.com