Conheça “Matadora da Doge”: Shiba Inu (SHIB)

Gabriel Vazquez
4 min readJan 6, 2022

--

Nesta lição, discutiremos as origens do Shiba Inu, como ele funciona e o que o diferencia de outras memecoins com tema de cachorro.

Leia a postagem anterior para conhecer as características das memecoins e suas diferenças em relação a outras criptomoedas.

O que você precisa saber

  • O Shiba Inu é uma das principais memecoins de 2021.
  • Ele se diferencia de outras memecoins ao oferecer utilidade, principalmente pela DEX ShibaSwap.
  • SHIB e DOGE estão competindo de modo agressivo por uma posição entre as dez principais criptomoedas por capitalização de mercado.

Também conhecido como “Doge Killer”, o Shiba Inu (SHIB) despontou, sobrevivendo à queda que afetou as criptomoedas em 2021. Um misterioso usuário (ou usuários?) com o pseudônimo Ryoshi lançou o SHIB oficialmente em agosto de 2020. Quase ninguém conhecia essa memecoin até que a ascensão e queda meteóricas do Dogecoin deixassem milhões com a sensação de que haviam perdido uma oportunidade.

Com o nome inspirado na raça de cachorro japonês rara do meme “doge”, a moeda Shiba Inu (SHIB) começou com uma avaliação de 0,00000000051 USD. Em 8 de dezembro de 2021, o SHIB perdeu seis zeros, o que indicou um ganho surpreendente de 50.000.000% no ano até o momento. No evento chamado de “maior trade individual de todos os tempos”, um usuário anônimo comprou cerca de 8 mil USD em SHIB em agosto de 2020 que, 400 dias depois, passaram a valer cerca de 5,7 bilhões USD.

Qual é o diferencial do SHIB?

Ao contrário da maioria das memecoins, o SHIB tem vários diferenciais. O SHIB é um token ERC-20, por isso herda a segurança do Ethereum. Esse é o primeiro diferencial em relação ao DOGE, em que os desenvolvedores são os responsáveis pela própria segurança, pois ele tem a própria blockchain. O SHIB se estabeleceu com um objetivo simples: “O que aconteceria se um projeto de criptomoeda fosse 100% administrado pela comunidade?”.

O que você precisa saber

  • O SHIB tem uma quantidade fixa, enquanto o DOGE não tem.
  • O SHIB incorpora utilidade via Shibaswap, a exchange descentralizada (DEX) lançada em julho de 2021.
  • A Shibaswap oferece pools de liquidez, staking, votação de governança, mercado NFT e muito mais.
  • BONE e LEASH são outros dois tokens adicionados ao universo Shiba Inu para facilitar o staking e a governança.
  • O SHIB ultrapassou o DOGE em capitalização de mercado, mas o DOGE recuperou a liderança há pouco tempo.

O SHIB tem uma quantidade fixa de um quatrilhão de tokens, que foram cunhados durante o lançamento. Por outro lado, o DOGE não tem limite de quantidade (um valor máximo de tokens) e tem cunhagem ilimitada, com um estoque atual de mais de 132 bilhões de tokens. Cerca de 50% de todos os tokens SHIB foram bloqueados em um pool de liquidez do AMM Uniswap. Os outros 50% foram doados ao criador do Ethereum, Vitalik Buterin, que decidiu queimar a maioria deles e doar o restante. Vamos falar sobre esse assunto na lição 4.

Para se diferenciar ainda mais, o SHIB tem uma utilidade. Lançada em julho de 2021, a DEX Shibaswap estabeleceu uma plataforma para pools de liquidez, staking, troca de tokens, votação de governança e até mesmo um mercado NFT. O lançamento da DEX incluiu outros dois tokens ao universo do Shiba Inu: Bone ShibaSwap (BONE) e Doge killer (LEASH).

No início, o LEASH foi lançado como uma stablecoin atrelada ao valor do DOGE. Desde então, “fugiu da coleira” e não acompanha mais o preço do DOGE. O LEASH tem um limite de estoque baixo de 107.647 tokens cunhados. O objetivo dele é contrastar a tokenomics do SHIB (que conta com centenas de trilhões em estoque), e ele é usado principalmente como uma moeda de reserva de valor.

O BONE é um token de governança com limite de estoque de 250 milhões. Os usuários recebem BONE ao interagir com uma das seis funções disponíveis na ShibaSwap: Dig, Woof, Bury, Swap, Bonefolio e NFTs. Os usuários podem consultar este artigo útil para acompanhar uma análise mais aprofundada de cada função.

No “woofpaper” (nome dado ao whitepaper), o misterioso criador descreve a visão dele:

“Recebemos o apelido de DOGECOIN KILLER porque podemos ultrapassar o valor do Dogecoin, exponencialmente, sem nunca ultrapassar a marca de 0,01 USD”.

Essa previsão se mostrou promissora pois, em outubro de 2021, a capitalização de mercado do SHIB superou (o que significa que ultrapassou o valor) o DOGE. Outros sinais saudáveis de crescimento são a conta oficial do Shib no Twitter, que ganhou mais de dois milhões de seguidores, enquanto o número de endereços exclusivos do SHIB ultrapassou recentemente um milhão de titulares.

Fonte: Coinmarketcap

Conheça os prós e contras das memecoins e o que as torna valiosas na próxima postagem.

--

--

Gabriel Vazquez

EDU content writer for Bitso, based in Puerto Rico. Believes Bitcoin fixes this.