Movimentos de Piracicaba

Black Soul
Black Soul
Published in
3 min readJun 14, 2016
Foto: Pietra Polo (Ocupe o Largo — O Genocídio da Juventude Negra)

Na cidade de Piracicaba, os movimentos negros têm sido representados por diversos movimento sociais que buscam a igualdade no aspecto étnico. Com diferentes especificações, movimentos como o Conepir (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial), o CDCPN (Centro de Documentação, Cultura e política Negra), a Pastoral Afro da Igreja Católica e o Prunegro, vem batalhando pela igualdade social na cidade.

Trabalhando juntos, têm o intuito de inserir na sociedade aspectos da cultura negra que muitas vezes não são reconhecidos. Para isso se tornar possível, foi necessário cada instituição abordar o assunto de um tema específico inicialmente, para maior entendimento daqueles que o acompanham.

Conepir

Imagem de divulgação

O órgão oficial, criado por lei e formado por integrantes do poder público e da sociedade, têm como objetivo formar diretrizes e realizar atividades que visem, acima de tudo, a defesa dos direitos da comunidade negra. Assim a instituição criada em 2012, e atualmente presidida atualmente por Adney Araújo, evidencia a clara intenção de eliminar as discriminações que criam barreiras nas vidas sociais dos negros.

Acácio Godoy, membro do Conepir, conta sobre as palestras ministradas sobre a história da África e história da formação do povo negro, temas esses que são maciçamente abordados por essa instituição que vêm ganhando mais força e voz, atingindo cada vez mais seus objetivos iniciais de quebrar barreiras.

Centro de Documentação, Cultura e Política Negra

Imagem de divulgação

O CDCPN é um órgão público, ligado à Secretaria Municipal da Ação Cultural de Piracicaba, que atua desde 1992 e tem como principais atuações as realizações efetivas das ações contra as diversas desigualdades presentes no dia-a-dia dos negros na sociedade. Assim, trabalhando com a história, a cultura e a implementação de políticas públicas afirmativas, cumprindo importante papel social e político no município.

Pastoral Afro da Igreja Católica

A Pastoral Afro da Igreja Católica promove o vínculo do afrodescendente que decidiu professar sua fé católica através de sua ancestralidade, o que ajuda a disseminar a cultura afro a um público que tende ser muito conservador. Além disso a Pastoral promove reuniões no intuito de debater a identidade negra, o que ajuda mais na questão de disseminação da cultura afro socialmente.

Assim a Pastoral católica também aborda os temas clássicos e fundamentais como valores culturais, história e as tradições afroamericanas, que entrar em pauta devido à fortíssima luta contra a discriminação nos Estados Unidos durante a segunda metade do século XX, principalmente.

Prunegro

Imagem de divulgação

É o movimento mais novo de todos, que busca dar e receber informações culturais à juventude negra de Piracicaba. O grupo coordenado por Bruna Raphael surge da necessidade de articulações de lideranças políticas para a juventude de Piracicaba, aliando-se com encontros mensais para debater temas que afetam a população afro da cidade.

Estes movimentos apresentados mostram a luta e dedicação para a desconstrução daquele impedimento social que já foi ‘um inferno’ para os negros no passado, e que hoje ainda é presente, mas está sendo derrubado aos poucos com muita batalha, mobilização por defensores da causa, humanismo e principalmente seriedade nos ideais abordados.

--

--