A luta do Feminismo

Daniel Viana
3 min readJun 10, 2016

--

A Violência contra a mulher sempre ocorreu desde os primórdios dos tempo, seja ela explicitas ou implícita, seja dentro ou fora de casa com conhecidos ou desconhecidos. Mas estamos em tempos de mudança e percebemos que a sociedade está agindo diferente e que os pensamentos também estão mudando.

A luta contra a violência contra a mulher está no início mas nem por isso ela está fraca cada dia mais casos são revelados mais abusos são descritos seja por “pessoas comuns” ou por famosos. Recentemente tivemos o caso do cantos MC Biel que assediou uma jornalista que o entrevistava dizendo que “quebraria no meio” e que a jornalista, é “gostosinha”. ´Percebemos que por mais que seja um famosos as mulheres estão muito mais empoderadas para lançarem para cima seus casos de abusos para que nada fique impune e que a cultura ao estupro e o machismo não sejam os imperados da sociedade.

Na luta do Feminismo temos um discurso muito importante de Chimamanda Ngozi Adichie uma escritora nigeriana em que ela diz que:

“Ensinamos as meninas a se encolherem,

Para se tornarem ainda mais pequenas.

Dizemos para meninas:

‘Você pode ter ambição,

Mas não muita.

Você deve ansiar para ser bem sucedida,

Mas não muito bem sucedida.

Caso contrário, você vai ameaçar o homem’

Porque sou do sexo feminino,

Esperam que eu almeje o casamento,

Esperam que eu faça as escolhas da minha vida,

Sempre tenha em mente que

O casamento é o mais importante.

Agora, o casamento pode ser uma fonte de

Alegria, amor e apoio mútuo,

Mas por que ensinamos a ansiar ao casamento

E não ensinamos a mesma coisa para os meninos?

Criamos as meninas para serem concorrentes,

Não para empregos ou para conquistas,

Que eu acho que podem ser uma coisa boa,

Mas, para a atenção dos homens.

Ensinamos as meninas que não podem ser seres sexuais

Da mesma forma que os meninos são.

Feminista — a pessoa que acredita na vida social

Igualdade política e econômica entre os sexos”

Chimamanda Ngozi Adichie

Percebemos então que todos precisamos do feminismo para dar igualdade aos gêneros para que um não seja considerado melhor que o outro. E que devemos parar com a cultura do estupro. Tendo que tivemos o caso da adolescente de 16 anos que foi estuprada por 33 e que uma boa parte da sociedade está culpabilizando a vítima com comentários de que “ela pediu” “se estivesse vestida corretamente não tinha acontecido” dentre muitos outros. E são pensamentos como esses que devemos combater, pois, nenhuma mulher pede para ser estuprada, uma mulher não é estuprada por causa da sua roupa e sim pelo estuprador, e que grande parte da sociedade ainda retira a culpa do estuprador e coloca a vítima em estado de culpa fazendo com que muitas vezes as mulheres se retraiam ao relatar seus abusos.

Então é extremamente necessária essa luta e que não se deve parar nunca, pois a violência contra os gêneros está presente em nossa sociedade e tivemos tirar esses pensamentos e ações preconceituosas e violentas de todos os níveis da nossa sociedade.

E para finalizar temos um video da youtuber Julia Tolezano mais conhecida como Jout Jout explica um pouco sobre o respeito ao gênero feminino.

https://www.youtube.com/watch?v=4fLOz-qkjcs

--

--