Aurory — Um time brilhante e um futuro promissor

Conheça um dos games mais promissores em blockchain

Guilherme Pimenta, CFA
Block3 Research
12 min readSep 13, 2022

--

1- Introdução

O Aurory é um jogo play-and-earn triple A de JRPG (Japanese Role Playing Games) da rede Solana que apresenta um enredo muito bem elaborado e excelente arte visual. Além de possuir o modelo Player vs Environment (“PvE”), também possui o Player vs Player (“PvP”), em que os jogadores podem se enfrentar em troca de recompensas e pontuação no ranking e os melhores podem participar de um campeonato mundial ao final de cada temporada. O jogo também irá focar na parte educacional, ensinando os jogadores conceitos básicos como staking e DeFi com o intuito de aumentar a adoção das criptomoedas.

Com mais de U$ 100 milhões de funding e parceiros de peso como Animoca Brands e Alameda Research, o Aurory planeja lançar outros jogos no futuro e está muito bem posicionado para ser um dos líderes do setor que mais cresce no universo de ativos digitais, que é o GameFi. Um dos seus principais diferenciais está na equipe de desenvolvedores, com ampla experiência em estúdios de primeira linha como a Ubisoft e EA. Além disso possuem uma comunidade grande e engajada e fecharam parcerias com a TSM, maior empresa de e-sports dos EUA e com a agência de marketing Invisible North, que trabalhou na divulgação dos NFTs do festival Coachella. O game também terá suporte para as Guildas no futuro, que foram muito importantes para o crescimento do Axie Infinity.

Diferente da maior parte dos jogos play-to-earn lançados em 2021 que possuíam um token de governança com oferta limitada e um token inflacionário para ser usado dentro do jogo, o Aurory possui uma única moeda $AURY que terá uma quantidade limitada e será usada tanto para governança quanto dentro do jogo. O jogo terá uma modalidade gratuita (“PvE”), mas para participar do “PvP” será necessário comprar nefties e comprometer alguns recursos — o grande diferencial desse modelo está nas recompensas, que serão 100% provenientes das receitas geradas pelo ecossistema do jogo, tornando a economia sustentável.

O jogo ainda está em fase inicial de desenvolvimento e atualmente já foi lançado um hub central onde os jogadores podem acessar alguns módulos como marketplace e staking e explorar uma pequena parte do cenário e também o “PvP” na versão de teste para alguns usuários. Um dos aspectos mais importantes para o sucesso de um free-to-play é o contínuo desenvolvimento do jogo, e o Aurory não deixa a desejar nesse aspecto, pois a história irá avançando ao longo de lançamentos sazonais como novas regiões, personagens e regras que introduzem novos desafios e estratégias aos jogadores a cada temporada.

2- Gameplay

A história se desenrola em torno de duas civilizações, Antik que é uma sociedade corrompida e controlada por Barões e Tokané, um mundo mágico onde vivem criaturas fantásticas chamadas Nefties. Sam e Helios, os personagens principais, participam de diversas aventuras no modo “PvE” para defender Tokané de constantes invasões promovidas pelos Barões — o gameplay será no modelo RPG e ambos os personagens poderão ser controlados. Ao longo da jornada será possível explorar um mapa extenso com vários ambientes diferentes (cavernas, florestas, castelos etc.) e conhecer diversos personagens com histórias únicas e novos desafios (“quests”) para Sam e Helios. Esse módulo do jogo será Free-to-Play e os jogadores poderão receber recompensas em $AURY à medida em que forem evoluindo na história e completando os “quests”. À medida em que o jogo é desenvolvido novos mapas e personagens serão adicionados à história.

O outro módulo disponível no jogo será o “PvP”, em que os jogadores poderão se enfrentar em troca de recompensas e pontuação no ranking de Aurory. Para acessar o modo “PvP” será necessário apostar $AURY (quantidade a ser definida) e possuir 3 Nefties, que podem ser obtidos das seguintes formas:

(1) Empréstimo através de alguma Guilda

(2) Compra no marketplace

(3) Chocar ovos que podem ser encontrados no modo “PvE”

Cada Neftie possui 7 atributos (saúde, agilidade, iniciativa, ataque físico, ataque aéreo, defesa física, defesa aérea) que irão determinar sua eficácia e estratégias de combate — cada tipo de criatura luta de uma maneira diferente. Os atributos serão importantes nas batalhas, mas o essencial será a estratégia.

O sistema de combate funcionará por turnos, similar ao modelo de card game que fez sucesso no Axie Infinity, onde cada equipe usa 3 Nefties e o objetivo é derrotar os Nefties adversários — em cada turno, cada Neftie realiza um movimento e uma ação de habilidade, e a posição inicial de cada um no tabuleiro influencia a estratégia geral do jogo (exemplo abaixo).

A visão dos desenvolvedores é que o modo em “PvP” se torne bem competitivo, com recompensas em $AURY para os melhores jogadores e competições de eSports com live streaming. Jogadores que quiserem podem comprar um passe para participar de um campeonato mundial ao final de cada temporada, com recompensas muito maiores.

3- Tokenomics

O único token que será utilizado no game é o $AURY, que terá as seguintes utilidades:

(1) Comprar NFTs Aurorians nos marketplaces: além da identidade visual, oferecem várias vantagens para os players como mais recompensas, acesso antecipado a novos módulos do jogo, prioridade na venda de terrenos e controle sobre a DAOry.

(2) Compra de Nefties no marketplace, necessários para jogar o “PvP” (as negociações serão taxadas em 5%, e essas serão distribuídas entre tesouraria, recompensas e a DAOry).

(3) Chocar ovos para criação de novos Nefties — o custo será dinâmico de acordo com a demanda.

(4) Acessar / comprar terrenos: os jogadores terão que pagar taxas em $AURY para acessar alguns terrenos (um % irá para os donos) e participar de novos desafios.

(5) Itens: serão utilizados para alterar as habilidades e aparência dos Nefties, e podem ser comprados no marketplace ou encontrados no “PvE”.

A DAOry é a Organização Autônoma Descentralizada (DAO) que será gerida pela comunidade e será financiada principalmente com um percentual das taxas do marketplace — os detentores de Aurorians decidirão o que fazer com esses fundos através de processos de votação da DAO. A DAOry, no entanto, não irá interferir nas decisões relacionadas ao jogo, que será feita pelos titulares do token $AURY — sua principal missão será investir em NFTs do ecossistema da Solana.

Para evitar um ambiente inflacionário no jogo, existirão alguns mecanismos de queima de Nefties: (1) para melhorias de outros Nefties; (2) em alguns ambientes de PvE em caso de derrotas; (3) em alguns torneios de PvP e (4) para gerar itens raros. Além disso, haverá a possibilidade de queima de ovos também, de acordo com a curva de procura.

O token $AURY é escasso, possuindo uma quantidade limitada (100 milhões de tokens) e está no coração do ecossistema, alimentando todas as operações do jogo. No futuro, será também o token de governança. O diagrama abaixo resume bem como funcionará a economia do jogo:

No gráfico abaixo podemos ver a distribuição inicial de tokens. Importante notar que cerca de 25% foram alocados para distribuição de recompensas dentro do jogo — a previsão é que isso ocorra através de uma curva de 6 anos. Após esse período, as recompensas serão oriundas exclusivamente das taxas do marketplace e do valor gasto dentro do ecossistema do jogo, tornando a economia totalmente sustentável.

Observando o vesting schedule de $AURY percebemos que o lock up para a equipe de desenvolvedores e advisors é longo, com uma curva de distribuição linear de 4 anos, o que é um sinal muito positivo de alinhamento com os investidores. No entanto, o lock up inicial dos desenvolvedores e dos investidores terminou recentemente (agosto/22), o que deve gerar pressão de venda dado que ambos juntos possuem cerca de 33% dos tokens.

4- Equipe

Um dos principais diferenciais da Aurory está em sua equipe — o estúdio possuí atualmente 54 profissionais — a título de comparação, a Sky Mavis que está a frente do Axie Infinity (líder em blockchain games) possuí cerca de 75 funcionários. Os profissionais que lideram o projeto possuem bastante experiência no desenvolvimento de jogos, o que é um fator muito importante para a construção de um game de sucesso e um diferencial em relação a alguns de seus concorrentes.

Dentre os principais executivos, podemos destacar Jonathan Campeau (head de produção) com mais de 19 anos de experiência em estúdios como Ubisoft (Assasin’s Creed, Rainbow Six, Far Cry) e EA (Fifa, Battlefield, The Sims) e Stephan Carmignani (head de criação) com 22 anos de experiência em estúdios como Ubisoft, EA, Warner Bros e Infrogames (DragonBall Z). Dos 54 profissionais, 13 são egressos de de estúdios triple A e 16 possuem mais de 10 anos de experiência.

5- Investidores e Funding

Um dos principais investidores por trás do Aurory é a Animoca Brands, estúdio de desenvolvimento de games fundado em 2014 e que chegou a ser um dos maiores no segmento mobile na Ásia. Sediado na Austrália, a Animoca foi também um dos primeiros a apostar nos jogos em blockchain e atualmente é um dos players mais capitalizados do mercado — além de serem donos da Pixowl (Sandbox), possuem participações relevantes na Sky Mavis (Axie Infinity), Open Sea e Decentraland. Outro investidor de destaque é a Alameda Research (FTX), que também é um dos investidores por trás da rede Solana.

O projeto captou cerca de U$ 108 milhões somente no lançamento dos seus tokens para o público em outubro de 2021. Em setembro já haviam lançado a primeira coleção de 10.000 NFTs Aurorians, que foram vendidos em apenas 3 segundos ao preço de 5 SOL cada (cada SOL valia cerca de USD 110 na época), totalizando mais USD 5,5 milhões. Apesar de estarmos em bearmarket, o Aurorian mais barato sendo negociado no marketplace hoje vale cerca de U$ 1.400, quase o triplo do valor inicial, o que mostra como a economia do game está aquecida e atraindo muita atenção da comunidade. Além disso, no futuro ainda estão previstas a venda de terrenos e de outros itens/NFTs que podem levantar mais um volume significativo de recursos para a empresa.

6- Mercado Endereçavel

Conforme comentamos, o Aurory é um jogo japonês de RPG. O Japão é atualmente o terceiro maior mercado para jogos no mundo, com U$ 22 bilhões por ano de receita e mais de 70 milhões de players.

Dentro do mercado japonês, a categoria de game mais jogada é justamente o RPG, com mais de 30% de market share no mobile e PC e 46% nos consoles de vídeo game — isso equivale a aproximadamente 25 milhões de pessoas jogando RPG somente no Japão. Do ponto de vista global, estima-se que mais de 500 milhões de pessoas joguem RPG.

Ao longo das últimas décadas, diversos games japoneses de RPG fizeram sucesso pelo mundo, como Final Fantasy, Dragon Quest e o renomado Pokémon, que chegou a ter 250 milhões de jogadores e faturar U$ 207 milhões em um único mês.

Olhando para a indústria de games blockchain, em 2021 tivemos um crescimento expressivo liderado pelo Axie Infinity, que chegou a ter quase 3 milhões de jogadores ativos e gerou U$ 1,3 bilhões em receita no ano — atualmente, mesmo com sua economia “quebrada” devido a um modelo insustentável de play-to-earn e uma queda de 98% no preço do token SLP, estão gerando mais de U$ 500 mil por mês de receita e mais de 300 mil players ativos. Em termos anualizados, isso equivale a uma receita de U$ 6 milhões, equivalente a cerca de 30% do market cap de Aurory.

7- Roadmap

Atualmente o Aurory não possui um roadmap claro com os prazos para cada etapa de desenvolvimento, o que dificulta a visibilidade sobre o futuro — acreditamos que isso é um ponto de atenção no projeto. No entanto, mensalmente é publicado um relatório detalhado de atualização dos desenvolvedores, comentando as etapas concluídas e os próximos passos.

8- Conclusão

Em 2021 vimos uma explosão na indústria de games em blockchain liderada pelo Axie Infinity, que chegou a ter um market cap diluído de quase U$ 30 bilhões e quase 3 milhões de players ativos. O conceito de “Play-to-earn” viralizou e milhões de pessoas, principalmente de países subdesenvolvidos, passaram a depender dessa renda extra proveniente dos jogos para sobreviver — esse fenômeno foi potencializado pela pandemia em que muitos perderam o emprego e/ou não podiam sair de casa. No entanto, esse modelo se tornou insustentável quando o crescimento da base de jogadores estagnou — como a maior parte só queria tirar dinheiro do ecossistema e não estava interessada nos jogos em si, as economias dentro deles colapsaram.

Desde então, vimos um volume maciço de recursos de Venture Capital sendo aportados nesse ecossistema e acreditamos que iremos surfar uma nova onda de games nos próximos anos, com potencial de trazer milhões de novos usuários para o ecossistema cripto. Nessa nova safra devemos ver alguns dos problemas iniciais da indústria sendo endereçados, como melhores gameplays que atraiam usuários que não estão focados somente em retorno financeiro e economias mais sustentáveis.

Entendemos que o Aurory está muito bem-posicionado para ser um dos líderes desse mercado no futuro, pois cumpre todos os pré-requisitos que acreditamos serem essenciais para se ter sucesso nessa indústria:

(1) Funding: com mais de U$ 100 milhões já captados, é um dos players mais capitalizados do mercado e possuem recursos suficientes passa continuar desenvolvendo o projeto por vários anos.

(2) Equipe / Parceiros: possuem uma equipe robusta e com muita experiência no desenvolvimento de jogos em estúdios Triple A, como Ubisoft e EA; além disso têm como investidor e parceiro a Animoca Brands, uma das principais empresas de games em blockchain do mundo.

(3) Economia sustentável: adotaram um modelo diferente do que vinha sendo usado até então, com apenas um token e com quantidade limitada — no médio prazo as recompensas pagas no jogo serão 100% oriundas do investimento feito pelos jogadores dentro do ecossistema. Além disso, planejam implementar diversos mecanismos de queima de ativos para torná-los menos inflacionários.

(4) Boa gameplay: prometem entregar um jogo de RPG triple A, com qualidade infinitamente superior aos jogos lançados em 2021 — os módulos de demonstração já liberados tiveram excelente aceitação da comunidade, com uma qualidade visual impressionante. Com excelente funding, equipe competente e tempo para desenvolver durante o bear market, são boas as chances de entregarem um bom produto.

(5) Comunidade / Adoção: com quase 200 mil seguidores no Twitter e 50 mil no Discord, o Aurory possui uma comunidade grande e engajada, que comprou em menos de 3 segundos todos os NFTs Aurorians mintados até então — esse sem dúvida é um fator importante e que pode contribuir muito para a adoção no futuro, que é o maior risco do projeto juntamente com o ecossistema da Solana. Além disso, possui um mercado endereçável enorme no Japão e no mundo.

A atenção que a equipe têm com todos os detalhes impressiona, e não poderíamos deixar de destacar a área de marketing, com uma excelente comunicação pelas redes sociais (whitepaper em 8 línguas diferentes) e parcerias interessantes como a Invisible North, que trabalhou na divulgação dos NFTs do festival Coachella e com a TSM, maior empresa de e-sports dos EUA.

O market cap diluído de $AURY é de aproximadamente U$ 200 milhões, 86% abaixo de sua máxima histórica e se trata, portanto, de uma small cap. Acreditamos que o token continuará com o preço pressionado nos próximos meses, tanto pelo fator macro (bear market) quanto pela liberação do unlock de investidores que aumentam a pressão vendedora no curto prazo. Do lado da demanda só devemos enxergar o aumento de interesse à medida que o jogo for entregando e fazendo o onboarding de novos players. No longo prazo enxergamos muito potencial nesse projeto.

Gostou do conteúdo? Siga nossas redes sociais: Instagram, Linkedin e Medium.

Disclaimer: Este conteúdo possui caráter estritamente educacional e não constitui recomendação de compra ou venda de ativos.

--

--

Guilherme Pimenta, CFA
Block3 Research

Portfolio Manager (Block3 Ativos Digitais); Co-founder of Block3 Research