Newsletter — Acompanhando o ecossistema blockchain
Nesta newsletter, trazemos grandes novidades da última semana sobre a tecnologia. Dentre elas, novas aplicações e adoção por parte de grandes players, movimentos visando a regulação e muito mais.

Adoção e aplicações
(05/09/2018) — Startup de blockchain fundada pela Deloitte revela nova plataforma de supply chain (CoinDesk)
A Citizens Reserve, startup fundada por ex-funcionários da Deloitte anunciou o ecossistema SUKO, uma rede blockchain que visa melhorar como os carregamentos são coordenados e rastreados. Com isso, a empresa busca criar um “bid-and-order marketplace” que usa contratos inteligentes hospedados na blockchain da Ethereum.
O Goldman Sachs desistiu de criar uma mesa de operações focada em criptomoedas. Essa decisão foi tomada devido a falta de amparo legal nos EUA. Apesar disso, o projeto ainda não foi descartado e segundo informações do Business Insider esse foi apenas postergado.
(04/09/2018) — O gigante do varejo Walmart visa a tecnologia blockchain para melhorar processos de delivery (CoinJournal)
A rede varejista Walmart está explorando a tecnologia blockchain para melhorar o sistema de entregas. A empresa tem criado patentes nesse campo e a mais nova foi efetivada dia 30 de agosto. Essa consiste num sistema para autenticação e coordenação de veículos autônomos de entrega, como drones, fazendo com que esses possam se comunicar e se identificar, possibilitando que estes troquem pacotes entre si, tornando, assim, o frete mais ágil.
A iPR Daily, um meio de comunicação especializado em patentes, divulgou uma pesquisa das empresas que mais tem patentes na área de blockchain. A Alibaba e a IBM foram colocadas como líderes isoladas, com 90 e 89 patentes, respectivamente. A china novamente se destaca nesse setor, com algumas aplicações que já estão sendo testadas, como por exemplo um método de pagamento baseado numa rede distribuída do Alibaba que já está sendo usada em Hong Kong e nas Filipinas.
Outro ponto de destaque é o People’s Bank of China (banco central), que ocupa a quinta colocação, com 40 patentes na área. Isso é mais uma amostra do esforço do governo chinês para dar um passo à frente nessa tecnologia.
(31/08/2018) — Yahoo Finance agora oferece trading de 4 criptomoedas em seu aplicativo para iOS (CoinDesk)
A Yahoo Finance, uma das maiores plataformas para acompanhar, em tempo real, ativos financeiros, adicionou o suporte a criptomoedas. Inicialmente essa feature está disponível apenas para IOS e só contempla Bitcoin, Ether, Litecoin e Dogecoin. Apesar disso, a empresa anunciou que o serviço será levado para as outras plataformas em breve. Será isso uma prova de que o mercado está aos poucos de fato aceitando e assimilando essa nova forma de ativos?
(31/08/2018) — PwC capacitará 1000 funcionários em blockchain durante os próximos dois anos (Cointelegraph)
A empresa britânica de consultoria e auditoria planeja incrementar o conhecimento sobre a tecnologia blockchain de alguns de seus funcionários. Segundo a porta-voz Sarah McEneaney, a medida visa atender a demanda de clientes e fazer com que a empresa permaneça competitiva no mercado.
Regulação
Membros do Parlamento Europeu se reunirão nesta semana no intuito de elaborar uma proposta para a regulação de ICOs a ser utilizada em países membros do bloco. Os prós e contras de uma regulação dos ICOs foram discutidos tendo como ideia associá-los aos crowdfundings.

