Blockchain no setor público: nosso primeiro case externo ou como a
paixão é um fator-chave para o sucesso.

Lucas Pérez
Blockchain Studio BR
4 min readFeb 3, 2019

Aqui na Blockchain Studio, vemos o blockchain como uma tecnologia disruptiva, mas também a vemos como o futuro. Então, quando tivemos a chance de usar nosso conhecimento em um projeto do setor público, nós
a aceitamos imediatamente. Acredito que, em todo o mundo, o setor público tende a ser, ou pelo menos é considerado, lento, confuso e ineficiente. É por isso que a possibilidade de usar o blockchain em um projeto do governo não foi apenas um grande desafio, mas um excelente incentivo. Antes de recebermos a proposta para este projeto, havíamos realizado apenas cursos internos na universidade em que estamos sediados. Por causa disso, a oportunidade significou ter o nosso primeiro caso externo de uma maneira extraordinária!

Tudo começou em novembro de 2017 depois que recebemos um e-mail do BNDES solicitando um curso sobre a aplicação de blockchain. O BNDES é uma empresa pública que tem o objetivo de investir no longo prazo em todos os segmentos da economia brasileira. Eles eram uma equipe que ganhou uma competição interna de inovação apresentando uma solução que integrava toda a plataforma de investimento do banco em blockchain. A ideia era que usando o blockchain para aplicar os investimentos para as empresas seria mais transparente, mais rápido, menos burocrático e poderia ser rastreado por qualquer pessoa. A ideia era criar um token para os investimentos do banco, a fim de poder controlar e auditar onde e como o dinheiro foi empregado. As empresas investidas pagariam seus prestadores de serviços usando esses tokens e os prestadores de serviços, depois que o trabalho fosse concluído, chegariam ao banco para trocar os tokens por dinheiro. A questão era que eles apresentaram a solução para integrar os investimentos em blockchain, mas nenhum de seus desenvolvedores sabia como empregá-
lo. O prêmio da competição era o banco investir no desenvolvimento da
solução, então a equipe seria dispensada de suas atividades rotineiras e teria o orçamento necessário para entregar a solução, incluindo treinamento e cursos. Assim, nossa participação no projeto começou.

O curso envolveu 10 desenvolvedores do BNDES e transcorreu de forma
excelente, mas após o curso, quando a fase de desenvolvimento começou naturalmente surgiram dúvidas por parte da equipe interna. Nesse momento, a paixão começou a fazer a diferença e nossa perspectiva de longo prazo sobre blockchain e seu potencial falou mais alto. Queríamos que o projeto funcionasse tanto que começamos a fazer uma consultoria por conta própria para ajudá-los a entregar a melhor solução em transparência para a empresa. Fizemos pela empolgação, pelo desafio e pela vontade de fazê-lo por seis meses, apoiando-os nas dúvidas e no desenvolvimento da solução.

Nossa proximidade com o Alex Van de Sande(https://medium.com/@avsa), membro da Ethereum Foundation e designer do browser Mist, nos ajudou muito nesse projeto, pois, ele atuou como advisor para essa etapa em que fizemos a consultoria e mais adiante no projeto BNDES Transparente.

Durante este período, eles começaram a enfrentar um problema, eles queriam que todo o processo de investimento do banco estivesse em blockchain, dessa forma, teríamos as reais vantagens do uso de blockchain na cadeia completa de financiamento.

Eles precisavam associar as empresas a endereços na blockchain da rede Ethereum. O desafio aqui era que não era tão simples quanto alguém criar um bloco afirmando que ele ou ela era o dono de uma empresa. Era necessário ser validado para que todas as informações que o banco estava lidando em blockchain fossem verdadeiras desde o início. Utilizando o número de e-CNPJ, que é um certificado digital da empresa emitido por alguma entidade brasileira confiável, desenvolvemos um plugin de código aberto para assinar mensagens usando este certificado e-CNPJ.

A equipe interna do banco criou um software que faz uso do nosso plugin
web-sign (https://github.com/investtools/websign) para assinar digitalmente uma mensagem afirmando que aquela empresa que estava
se cadastrando junto ao banco era, de fato, a mesma empresa do e-
CNPJ.

O projeto seguiu com nossa consultoria com a mesma paixão e entusiasmo pela solução quando abordaram outra questão no desenvolvimento. A razão de estar desenvolvendo uma solução no blockchain era ser transparente, auditável e rastreável, e eles exigiam que todos pudessem participar desse processo. Assim, eles estavam encontrando um problema, como tornar até mesmo o usuário mais básico da Internet capaz de auditar e rastrear os investimentos? Foi assim que nossa terceira contribuição “comercial” para este projeto começou. Tivemos que desenvolver um sistema que simplificasse as informações em blockchain e o demonstrasse no layout mais transparente e fácil de usar. Para simplificar e agilizar para as pessoas que tentam auditar o processo, tivemos que extrair as informações relevantes do blockchain e colocá-las em um só lugar. Por isso, desenvolvemos o site BNDES Transparente (www.bndestransparente.com.br), mais uma vez contando com o apoio do Alex Van de Sande. Este site essencialmente extrai e explica as informações da blockchain aos cidadãos comuns, entregando informações relevantes para a população como o nome das empresas, data e valor de recebimento do financiamento, se o dinheiro foi sacado ou não, qual serviço foi prestado e a que setor a empresa pertence.

No final, o projeto foi apresentado em um evento no Rio de Janeiro no prédio do BNDES no centro da cidade. Naquele local, eles explicaram sua trajetória na iniciativa com blockchain para o BNDES Token e pudemos apresentar nossas contribuições. Do curso à consultoria e apresentando nossas soluções diretas, o websign e o BNDES Transparente.

Nós vemos este caso como uma experiência incrivelmente memorável por nos motivar a trabalhar em uma ideia inspiradora. Fizemos isso pela empolgação e, por isso, pudemos contribuir ainda mais com uma incrível iniciativa.

Nossa vontade de contribuir nos levou a fazer algo pelo benefício que vimos no projeto. A contribuição que nos foi solicitada ajudou no diferencial que o blockchain pode trazer, registro e transparência. Agradecemos ao BNDES por esta excelente oportunidade e esperamos que todos os nossos cases sejam tão divertidos e emocionantes.

--

--