Blockchain no setor público: nosso primeiro case externo ou como a
paixão é um fator-chave para o sucesso.

Lucas Pérez
Feb 3, 2019 · 4 min read

Aqui na Blockchain Studio, vemos o blockchain como uma tecnologia disruptiva, mas também a vemos como o futuro. Então, quando tivemos a chance de usar nosso conhecimento em um projeto do setor público, nós
a aceitamos imediatamente. Acredito que, em todo o mundo, o setor público tende a ser, ou pelo menos é considerado, lento, confuso e ineficiente. É por isso que a possibilidade de usar o blockchain em um projeto do governo não foi apenas um grande desafio, mas um excelente incentivo. Antes de recebermos a proposta para este projeto, havíamos realizado apenas cursos internos na universidade em que estamos sediados. Por causa disso, a oportunidade significou ter o nosso primeiro caso externo de uma maneira extraordinária!


Tudo começou em novembro de 2017 depois que recebemos um e-mail do BNDES solicitando um curso sobre a aplicação de blockchain. O BNDES é uma empresa pública que tem o objetivo de investir no longo prazo em todos os segmentos da economia brasileira. Eles eram uma equipe que ganhou uma competição interna de inovação apresentando uma solução que integrava toda a plataforma de investimento do banco em blockchain. A ideia era que usando o blockchain para aplicar os investimentos para as empresas seria mais transparente, mais rápido, menos burocrático e poderia ser rastreado por qualquer pessoa. A ideia era criar um token para os investimentos do banco, a fim de poder controlar e auditar onde e como o dinheiro foi empregado. As empresas investidas pagariam seus prestadores de serviços usando esses tokens e os prestadores de serviços, depois que o trabalho fosse concluído, chegariam ao banco para trocar os tokens por dinheiro. A questão era que eles apresentaram a solução para integrar os investimentos em blockchain, mas nenhum de seus desenvolvedores sabia como empregá-
lo. O prêmio da competição era o banco investir no desenvolvimento da
solução, então a equipe seria dispensada de suas atividades rotineiras e teria o orçamento necessário para entregar a solução, incluindo treinamento e cursos. Assim, nossa participação no projeto começou.

O curso envolveu 10 desenvolvedores do BNDES e transcorreu de forma
excelente, mas após o curso, quando a fase de desenvolvimento começou naturalmente surgiram dúvidas por parte da equipe interna. Nesse momento, a paixão começou a fazer a diferença e nossa perspectiva de longo prazo sobre blockchain e seu potencial falou mais alto. Queríamos que o projeto funcionasse tanto que começamos a fazer uma consultoria por conta própria para ajudá-los a entregar a melhor solução em transparência para a empresa. Fizemos pela empolgação, pelo desafio e pela vontade de fazê-lo por seis meses, apoiando-os nas dúvidas e no desenvolvimento da solução.


Nossa proximidade com o Alex Van de Sande(https://medium.com/@avsa), membro da Ethereum Foundation e designer do browser Mist, nos ajudou muito nesse projeto, pois, ele atuou como advisor para essa etapa em que fizemos a consultoria e mais adiante no projeto BNDES Transparente.

Durante este período, eles começaram a enfrentar um problema, eles queriam que todo o processo de investimento do banco estivesse em blockchain, dessa forma, teríamos as reais vantagens do uso de blockchain na cadeia completa de financiamento.

Eles precisavam associar as empresas a endereços na blockchain da rede Ethereum. O desafio aqui era que não era tão simples quanto alguém criar um bloco afirmando que ele ou ela era o dono de uma empresa. Era necessário ser validado para que todas as informações que o banco estava lidando em blockchain fossem verdadeiras desde o início. Utilizando o número de e-CNPJ, que é um certificado digital da empresa emitido por alguma entidade brasileira confiável, desenvolvemos um plugin de código aberto para assinar mensagens usando este certificado e-CNPJ.

A equipe interna do banco criou um software que faz uso do nosso plugin
web-sign (https://github.com/investtools/websign) para assinar digitalmente uma mensagem afirmando que aquela empresa que estava
se cadastrando junto ao banco era, de fato, a mesma empresa do e-
CNPJ.


O projeto seguiu com nossa consultoria com a mesma paixão e entusiasmo pela solução quando abordaram outra questão no desenvolvimento. A razão de estar desenvolvendo uma solução no blockchain era ser transparente, auditável e rastreável, e eles exigiam que todos pudessem participar desse processo. Assim, eles estavam encontrando um problema, como tornar até mesmo o usuário mais básico da Internet capaz de auditar e rastrear os investimentos? Foi assim que nossa terceira contribuição “comercial” para este projeto começou. Tivemos que desenvolver um sistema que simplificasse as informações em blockchain e o demonstrasse no layout mais transparente e fácil de usar. Para simplificar e agilizar para as pessoas que tentam auditar o processo, tivemos que extrair as informações relevantes do blockchain e colocá-las em um só lugar. Por isso, desenvolvemos o site BNDES Transparente (www.bndestransparente.com.br), mais uma vez contando com o apoio do Alex Van de Sande. Este site essencialmente extrai e explica as informações da blockchain aos cidadãos comuns, entregando informações relevantes para a população como o nome das empresas, data e valor de recebimento do financiamento, se o dinheiro foi sacado ou não, qual serviço foi prestado e a que setor a empresa pertence.

No final, o projeto foi apresentado em um evento no Rio de Janeiro no prédio do BNDES no centro da cidade. Naquele local, eles explicaram sua trajetória na iniciativa com blockchain para o BNDES Token e pudemos apresentar nossas contribuições. Do curso à consultoria e apresentando nossas soluções diretas, o websign e o BNDES Transparente.


Nós vemos este caso como uma experiência incrivelmente memorável por nos motivar a trabalhar em uma ideia inspiradora. Fizemos isso pela empolgação e, por isso, pudemos contribuir ainda mais com uma incrível iniciativa.

Nossa vontade de contribuir nos levou a fazer algo pelo benefício que vimos no projeto. A contribuição que nos foi solicitada ajudou no diferencial que o blockchain pode trazer, registro e transparência. Agradecemos ao BNDES por esta excelente oportunidade e esperamos que todos os nossos cases sejam tão divertidos e emocionantes.

Blockchain Studio BR

Articles from Blockchain Studio

More From Medium

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade