Blockchain Studio e Ethereum Foundation

Lucas Pérez
Blockchain Studio BR
2 min readFeb 8, 2019
Blockchain Studio e Ethereum Foundation

Tendemos a elogiar nossos ganhos e sucessos, nem sempre porque somos orgulhosos e egocêntricos, mas também porque é o fim de um processo e foi esse sucesso que nos levou diretamente a outro passo importante em nossas jornadas. É por isso que eu adoro quando vejo um vídeo quando alguém mostra quantas vezes caiu (literalmente em alguns vídeos de skate ou surfe) antes de acertar alguma coisa. É sincero e mostra quanto esforço é feito antes que algo seja alcançado e quantas vezes mais ele deve ser repetido para que faça parte de seus truques.

Eu não posso mostrar um vídeo com todas as minhas tentativas e fracassos, mas posso descrever um projeto que elevou minhas expectativas muito alto e depois me derrubou com um grande não. Mas assim como qualquer um no mercado financeiro dirá, você acerta uma e logo depois de receber um errado e, se for assim, você tem sorte, continue assim e terá dois certos para cada errado. Também o que aprendi com a prospecção de clientes é que o “não” já é seu, portanto, se você não tentar, não poderá ter o sim.

Em marco de 2018, Alex Van de Sande, da Ethereum Foundation, veio até nós com uma ideia muito interessante sobre uma solução em blockchain para votação popular de projetos de lei. A ideia era criar uma plataforma integrada ao blockchain para que as pessoas votassem em projetos de lei. A vantagem da integração blockchain seria ter a certeza do número de pessoas apoiando e rejeitando o projeto, por isso seria uma fonte muito mais confiável para os legisladores basearem suas decisões.

Nós passamos 2 meses desenvolvendo este projeto, muito animados com a perspectiva de ajudar o setor público a ser mais transparente e organizado em um assunto tão importante quanto a criação de novas leis! Quando o entregamos, o Alex foi para Brasília para apresentá-lo ao Congresso Nacional que primeiramente amou a ideia, mas quando chegou a hora de aprovar a plataforma para o uso decidiram não usá-la e ainda não sabemos o porque.

Este é um ótimo exemplo de como, mesmo se fizermos tudo certo e entregarmos algo ótimo, ainda podemos ser rejeitados. Também é um ótimo exemplo de como não podemos nos permitir nos abalar com notícias ruins, se eu tivesse deixado isso acontecer, o projeto do BNDES (https://medium.com/blockchain-studio-br/blockchain-no-setor-p%C3%BAblico-nosso-primeiro-case-externo-ou-como-a-paix%C3%A3o-%C3%A9-um-fator-chave-para-o-c11223d3666a) nunca existiria e nós não trabalharíamos com o setor público nunca mais. Sabemos que temos as habilidades e conhecimentos e estamos sempre tentando ser melhores naquilo que fazemos, por isso um simples não pode nos derrubar.

--

--