Era uma vez… a origem das criptomoedas

Quando "realmente" tudo começou

Tatiana Revoredo
blockchain-br
3 min readOct 6, 2018

--

Image Credits: Shutterstock

Uma ferramenta monetária virtual

Criptomoedas, ativo do gênero moeda digital, são uma ferramenta monetária virtual que usa criptografia para proteger transações e controlar a criação de novas unidades de valor. A mais famosa deles é o bitcoin.

A história do Bitcoin está intimamente ligada ao pseudônimo Satoshi Nakamoto[1], conhecido como o responsável pela publicação do White Paper “Bitcoin: A Peer-to-Peer Electronic Cash System”, publicado em 31 de outubro de 2008.

No entanto, a história das criptomoedas começa bem antes disso…

De onde vieram os fundamentos da primeira estrutura blockchain?

As inovações criptográficas iniciais foram armazenadas durante anos pelos países por razões políticas. E foi a divulgação dessas informações que possibilitou o surgimento das mais de 1911 criptomoedas que conhecemos hoje.

Como se pode extrair da troca de email de Satoshi com a comunidade de criptógrafos (todos disponíveis no Satoshi Nakamoto Institute), grande parte do sucesso do bitcoin se deu devido à maturidade das tecnologias de suporte, como a criptografia, a internet, redes peer-to-peer (P2P) e banda larga, para citar apenas algumas.

Veremos a seguir, como diversas pessoas contribuíram para o surgimento da primeira criptomoeda. Muitos suspeitam de que os cientistas da computação, criptógrafos e matemáticos que veremos a seguir podem ser o grupo que se intitula, ou que um deles é o próprio, Satoshi Nakamoto.

Moedas digitais como área de pesquisa desde os anos 80

O interesse pelas moedas digitais surgiu há muitos anos, sendo uma área de pesquisa ativa já no início da década de 1980 (Saïd Business School — University of Oxford, 2018).

Em 1982, David Chaum propôs um esquema que usava “blind signatures” (assinaturas cegas) para construir uma moeda digital, o e-cash.

A hashcash de Adam Back, em 1997, foi originalmente proposta para impedir o envio de e-mails indesejados, não solicitados (spam). A idéia do hashcash era adicionar um enigma computacional que fosse fácil verificar por uma pessoa, mas que desencorajasse um operador que enviasse um número alto de e-mails de spam.

Wei Dai propôs em 1998 a idéia do “B-money”, que introduziu a idéia da prova de trabalho na criação de dinheiro eletrônico. Este sistema não possuia detalhes sobre o mecanismo de consenso entre os participantes da rede, e possuia alguns problemas de segurança.

Também em 1998, Nick Szabo trouxe a concepção do Bit gold que baseava-se no mecanismo de prova de trabalho e, apesar de esbarrar nos mesmos problemas que o b-money, trazia uma novidade: o nível de dificuldade da rede que era ajustável.

Tomas Sander e Ammon TaShama apresentaram um esquema de caixa eletrônico em 1999 que, pela primeira vez, usou as Merkle Trees (árvores Merkle, em português) para representar moedas e comprovar a posse dessas moedas[2].

Hal Finney criou o RPOW (Reusable Proof-of-Work) em 2004 e usou o esquema hashcash de Adam Back de recursos computacionais gastos como uma prova para criar dinheiro. Este sistema mantinha um banco de dados “centralizado” para acompanhar a validação de todos os tokens utilizados através da prova de trabalho.

O "Takeaway"

Foram idéias como bit-gold, b-money, hashcash e criptografia de carimbo de tempo que possibilitaram os fundamentos do Bitcoin.

As criptomoedas são, portanto, o resultado de décadas de pesquisa criptográfica, incluindo as realizadas em arvores Merkle, funções hash, criptografia de chave pública e assinaturas digitais.

— — — — — — —

[1] Satoshi Nakamoto é o pseudônimo utilizado pela pessoa ou grupo de pessoas que criaram o bitcoin. Há diversas teorias a respeito de quem poderia estar por trás da verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto, mas por enquanto são apenas especulações.

[2] Árvores Merkle são uma estrutura de dados que permite implementar mapeamento de endereços e criação de contas em um Blockchain e é um dos elementos mais importantes que mantém o funcionamento e a segurança da rede.

--

--

Tatiana Revoredo
blockchain-br

LinkedIn Top Voice | Blockchain | Web3 | Technology & Innovation | Oxford Blockchain fdn • #2Top50 Cointelegraph Br