Motivos para ficar animado sobre stablecoins na Syscoin

Vinicius Menta
Dec 10, 2020 · 3 min read

Publicação baseada no post do cryptomode.com, em Dez 9, 2020.

Stablecoins existem em diversas blockchains e um ecossistema recebendo muita atenção ultimamente é o da Syscoin. O que não é uma grande surpresa, visto que essa plataforma oferece várias funções e benefícios únicos no mercado, especialmente voltados para uso comercial e utilitário.

TrustToken se junta à Syscoin

Qualquer um familiar ao conceito de TrustToken (diversas stablecoins diferentes lastreadas em moedas fiat) deve conhecer o ativo TUSD, uma das top 5 stablecoins do mercado. Ele irá fazer seu caminho até a blockchain da Syscoin através da Syscoin Bridge, levando um novo grau de interoperabilidade e decentralização ao projeto. Atualmente, o TUSD tem um valor de mercado de mais de $500 milhões, mesmo estando atrás de USDT e outras moedas parecidas em valor de mercado, ainda assim é um ativo indexado popular e com auditorias sérias.

A decisão de criar uma bridge para Syscoin é uma de alto valor estratégico. A mainnet da Syscoin é adequada para dinheiro digital graças a transações rápidas e taxas baixas. Além disso, fornece escalabilidade e interoperabilidade trustless e permissionless com o ecossistema do Ethereum. E também, a próxima versão da Syscoin permite a definição de regras customizadas ao ativos, diretamente on-chain e reforçadas pela própria rede, facilitando a aderência às conformidades regulatórias, entre outras aplicações.

Por enquanto TUSD, mais poderão seguir.

TrustToken é responsável por criar múltiplas stablecoins. Sua oferta TUSD é a mais proeminente entretanto, eles também operam TGBP, THKD, TCAD e TAUD. Todos esses ativos são independentemente atestados para garantir que eles atendam requerimentos colaterais. Combinados, todos os ativos da TrustToken geram bilhões de dólares em volume mensal.

Todos esses ativos podem vir para o ecossistema da Syscoin com o tempo. Por agora, o foco principal está no TUSD mas dependendo no sucesso do ativo, outros podem acompanhá-lo nos próximos meses e anos. A maioria desses ativos acham seu uso no trading de OTC, em vez de corretoras centralizadas. Como tal, sua presença pode não ser tão falada como outras moedas atreladas ao fiat, mas mesmo assim é muito vital para o ecossistema cripto.

Ethereum continua congestionada

O conceito de stablecoins e DeFi decolou graças a blockchain do Ethereum. É uma infraestrutura potente, porém também enfrenta problemas de escala no momento. A Syscoin é muito mais adequada nesse sentido, mantendo taxas baixas, confirmando transações com mais rapidez, e podendo escalar muito além do que Ethereum é capaz no momento. Assim que o Ethereum 2.0 estiver plenamente operacional, o que vai levar alguns anos, desenvolvedores podem igualar os lados novamente.

Ao mesmo tempo, a Syscoin não está cortando o acesso ao Ethereum, tornando possível usar ativos com base ERC-20 pela Syscoin e vice e versa. Isso oferece uma utilidade sem precedentes, benefícios chave para stablecoins como TUSD e outros ativos criados pela TrustToken. Em termos de provar o conceito no futuro, uma abordagem interoperável é uma decisão inteligente e uma clara tendência do mercado.

Taxas de transação variam muito

A maioria dos entusiastas de criptomoedas reclamam sobre as taxas de transação do Ethereum. Completar uma transação normalmente custa $1 ou mais, o que é excessivo. Syscoin, por outro lado, tem um custo diário abaixo de $50 para toda a rede. Essas taxas se aplicam até com mais de 8 milhões de transações por dia. É um grande avanço em relação ao Bitcoin e ao Ethereum, aproveitando o melhor dos dois mundos.

Em termos de economias como um todo, a Syscoin pode ajudar economizando vários milhões de dólares em taxas de transação. Considerando como o Tether queima mais de $12 milhões ao mês em taxas gas, reduzir custos é essencial. Para a TrustToken e TUSD, aproveitar de um ecossistema mais barato e escalável pode desbloquear novos usos mais adiante.

Blockverso

Tudo sobre o Universo Blockchain!

Blockverso

Trazemos conteúdo informativo, educacional e tecnológico de qualidade sobre blockchain.

Vinicius Menta

Written by

Blockverso

Trazemos conteúdo informativo, educacional e tecnológico de qualidade sobre blockchain.