Coleções de moda: necessidade ou consumismo?

Júnnia Moreira
Dec 22, 2019 · 3 min read

E como a Âme acredita na moda atemporal.

Imagem fotográfica. Imagem mostra a vitrine de uma loja de roupas femininas. Manequins vestem peças de roupa da loja
Imagem fotográfica. Imagem mostra a vitrine de uma loja de roupas femininas. Manequins vestem peças de roupa da loja
Photo by Daniel von Appen on Unsplash

As coleções da Âme

A palavra Âme significa Alma e é este o nome da nossa primeira coleção de roupas. A escolha foi baseada nos nossos princípios, porque a gente não quer se vestir apenas para cobrir o corpo, a gente quer se vestir de atitudes. Nossa outra coleção, de kits sustentáveis, também leva o nome de Alma. Alma Para Você são canudos, guardanapos, lenços demaquilantes… e uma variedade de objetos não descartáveis. Queremos a estética, mas também queremos ir além dela. Ao vestir-nos de alma estamos cobertas de boas intenções.

Nós acreditamos na atemporalidade, isto é, um passo crítico a descartabilidade das roupas, aquela coisa de mal usou e já jogou fora. A gente acha que a moda não precisa ser um código de estampas e cores que devem ser usadas e já virarem lixo no verão seguinte.

O fast fashion, uma inspiração às avessas

O modo como a moda hoje é consumida serviu de inspiração para a Âme, no sentido de quem não queremos ser. Nosso propósito é a contramão do modelo de fast fashion.

As coleções surgiam na história da moda por conta das estações do ano. Um movimento natural do clima, no qual mudamos nossas roupas para lidar com o frio ou calor de cada momento. Entretanto, chegamos a um ponto em que a indústria fashion abusa da sazonalidade das coleções para fazer lançamentos semanais.

Se toda semana é lançada uma coleção nova, como ficam as peças “antigas”?

O pior desse exagero é a descartabilidade e assim quando compramos roupas com frequência estamos trocando a qualidade pela quantidade. O objetivo é único e mercadológico: comprar.

As tendências também vão no mesmo sentido, a cada época somos levadas a consumir um tipo de estilo, como foram as listras, as estampas de azulejo português e as cores de cada estação. Tendências são escolhidas por pessoas da indústria fashion que observam as ruas das metrópoles, para ditar qual deve ser a próxima aposta de consumo que vai ficar na moda e consequentemente, em pouco tempo, fora dela.

Ao longo das décadas a moda apresentou características muito originais, como são as ombreiras para a década de 80 ou as estampas coloridas dos anos 70. Mas, entre os anos 90 e 2000, coincidentemente o momento de emergência das grandes cadeias de fast fashion, as coleções parecem perder originalidade e inicia-se a era das cópias e releituras. Será que nos perdemos em tanta novidade?

Moda atemporal, feita pra durar.

Nós gostamos sim, de novidades, temos muitas peças e métodos sustentáveis em criação que em breve apresentaremos a vocês. Mas, façamos moda sem abusar do planeta.

Por isso, coleção não segue tendências, nem sazonalidade. Segue o estilo da marca. Ser Âme é ser contemporânea, básica, elegante, prezar pelo conforto e, sobretudo ser sustentável.

A coleção Alma foi pensada para atender a maior parte das pessoas, no seu uso prático do dia a dia, seja a trabalho ou a passeio. São de muita qualidade, tanto nos tecidos quanto na costura e claro, feitas pra durar!

Já conhece a coleção Alma? Clique aqui e se envolva de corpo e alma.

Sabe como aumentar a durabilidade da sua peça Âme? Lavando-a adequadamente.

Blog Âme

A Âme nasceu com o propósito de criar produtos de forma justa e sustentável. Focamos no consumo consciente, nos processos artesanais e trabalhamos com matérias-primas naturais e de baixo impacto ambiental.

Júnnia Moreira

Written by

Blog Âme

Blog Âme

A Âme nasceu com o propósito de criar produtos de forma justa e sustentável. Focamos no consumo consciente, nos processos artesanais e trabalhamos com matérias-primas naturais e de baixo impacto ambiental.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade