Dicas para as Primeiras Semanas

Ao mudar de país, sempre há providências que devemos tomar o quanto antes.

Abra uma conta em um banco e solicite um cartão de crédito. Obter crédito aqui no Canadá pode ser bem difícil… Então, é bom começar a construir um histórico positivo de crédito o quanto antes. Não deixe de pesquisar, pois existem alguns bancos que têm planos com taxas menores para recém chegados. Ah! Só um lembrete, pague as faturas antes do vencimento e nunca pague o mínimo, pois os juros são altos.

Com relação a compras, descobrir onde comprar as coisas é muito importante. Apesar de terem lojas que têm de tudo um pouco, saber o melhor lugar para comprar faz toda a diferença. Então, vamos a algumas coisas que normalmente você precisa saber logo nos primeiros dias.

Dependendo das suas necessidades, comprar um carro pode ser mais vantajoso do que usar transporte público. Carros usados podem ser baratos e tem sempre um ou outro brasileiro vendendo ou trocando de carro. Com relação à celular, existem telefones pré pagos, porém planos pós pagos muitas vezes acabam sendo mais vantajosos. Pesquise qual cabe melhor nas suas necessidades.

Para comprar tudo para casa o lugar é a IKEA. Lá tem de tudo e é bem bonito e com preço bom. Mas é bom lembrar que aqui as lojas não parcelam, tudo é comprado à vista. Outra loja baratinha e com muita coisa que pode ser útil é a Dollarama. Tem itens de papelaria, limpeza, cozinha, brinquedos, comida e até coisas para o seu pet.

Quanto a roupas e acessórios, tem desde o Walmart que tem coisinhas básicas até a Winners que tem várias marcas mais luxuosas com preço de promoção. Economize! A vontade de sair gastando dinheiro pode ser grande no começo, mas depois você vai vendo que não precisa de tudo que quer comprar. A grana some rápido, então cuidado com os gastos excessivos.

Tire sua carteira de motorista. Cada província tem regras diferentes, mas aqui em Alberta você pode verificar as informações no site http://www.transportation.alberta.ca/531.htm. A carteira de habilitação vale como documento de identificação, daí você pode guardar seu passaporte em casa num lugar seguro para não ficar andando com ele para todo canto.

Lembre-se sempre de se informar sobre os costumes do lugar e especialmente sobre as leis que podem ser bem diferentes. Algumas coisas são proibidas em Alberta, como por exemplo ingerir bebida alcoólica em local público, como em um parque ou em um festival de rua. No que se refere ao tráfego, existe uma determinada situação na qual você pode virar à direita mesmo quando o semáforo está vermelho. Nos restaurantes é educado dar uma gorjeta (tip) de 15% a 20%, apesar de não ser obrigatório como os 10% do Brasil. Quando você não dá gorjeta, entende-se que você teve um serviço muito ruim. Enfim, é sempre bom se informar e aprender as regras de boa convivência para não ter problemas.

E a melhor forma de se informar é fazendo amigos para que eles ensinem e ajudem nesse primeiro momento de adaptação. Amigos também ajudam a sentir menos saudades do Brasil, a descobrir novos lugares e a aproveitar mais a vida também. Não se tranque em casa e tente falar com as pessoas. Não tenha vergonha de falar errado nem de perguntar, é assim que se aprende.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.