Inglês, inglês, inglês, eis a questão…

ABRE
Blog da Abre
Published in
4 min readSep 30, 2016

Você já passou por apuros com o seu inglês? Eu já, por vários…

Então decidi compartilhar um pouco desta minha história para podermos relaxar e rir um pouquinho juntos. Mas antes eu gostaria de agradecer à Myrna, ao Junior e aos responsáveis pela nova proposta da Associação Brasileira em Edmonton. Agradecer pela oportunidade de poder compartilhar essas histórias, e pelo trabalho e dedicação que eles tiveram e estão tendo na criação dessa nova ferramenta, dando suporte aos futuros brasileiros que chegarem em Edmonton.

Então, vamos lá! Se antes de viajar você tivesse a oportunidade de pedir conselhos para a minha amiga e professora de inglês, ela te diria que existem duas respostas para perguntas em inglês: YES e NO. 50% de chances de você acertar a resposta e 50% de chances de você errar, nada mal. E se você for como eu, vai se achar super confiante e que está detonando no inglês. Foi assim que eu embarquei na minha primeira viajem aos Estados Unidos para estudar e “melhorar” o meu inglês. Resolvi fazer um curso de ESL (English as a Second Language) na Universidade de Auburn e por lá fiquei uns bons 6 meses.

Em um dos primeiros dias nessa viagem, eu fui na cafeteria com uns brasileiros e acho que pedi um café. O atendente me perguntou se eu gostaria de chocolate ou caramelo e eu muito simpática respondi: “YES”, com um sorriso enorme nos lábios. Todos olharam para mim e o atendente perguntou novamente, e aí pensei nos 50% e com um sorriso ainda maior respondi: “NO”. Os brasileiros não se aguentaram de rir, mas traduziram para mim e então respondi: “Chocolate, chocolate” e respirei aliviada.

No mesmo dia, um dos brasileiros me apresentou para um amigo que perguntou se eu estudava na universidade e eu muito simpática respondi: “YES”, com aquele sorriso. Meu amigo diz: “Bia você não estuda na universidade”. Aí respondi com outro sorriso: “NO”. Hahaha. Quase todos os dias eu voltava para casa rindo das minhas respostas, do que tinha falado ou entendido. Um dia pedimos pizza e o entregador era gago, daí falei para a minha amiga: “ Se vira, seu inglês é melhor que o meu!”

Já em Edmonton, no meu primeiro emprego, tinha um indiano que era muito difícil de entender. Um dia enquanto conversava com os meus colegas de trabalho, esse indiano fala comigo por uns minutos e o grupo fica em silencio, eu sorrindo como sempre respondo: “Okay”. O indiano sai e os meus colegas me perguntam como eu tinha entendido o que ele tinha falado. Não aguentei, comecei a rir e falei que eu não tinha entendido nada, mas que iria perguntar para ele depois, pois estava com vergonha de falar que não tinha entendido nada na frente deles, afinal eles eram “real Canadians”.

De todos os “foras” que eu já ouvi, tem um de uma amiga minha que foi o melhor. Ela mora no décimo primeiro andar, entra no elevador e um senhor pergunta: “Which one?” E ela responde: “No one, eleventh, please.” Enfim, se você está chegando agora em Edmonton ou se já está aqui por um tempo e tem vergonha, acha que não sabe falar e que não entende porcaria nenhuma, você não está sozinha(o). A coisa boa é que existem vários cursos e várias formas de se aprender inglês, de graça e pagando. É difícil mais depois melhora.

O importante é estar em contato com pessoas que falam inglês, ouvir em inglês, e ler em inglês. A biblioteca pública de Edmonton está cheia de materiais de suporte para ajudar as pessoas a falarem inglês. Além de livros de inglês como segunda língua, a biblioteca tem milhares de audiobooks (que aliás são os meus favoritos), ebooks, DVDs, cursos online gratuitos e cursos de inglês na própria biblioteca. Só precisa verificar os dias. Os cursos são para imigrantes e não imigrantes. Tem umas palestras de graça também, e se você está a fim de aprender, seja lá qual for a palestra, eu considero como curso de inglês gratuito. Alguns links úteis estão disponíveis abaixo. Divirtam-se!

Site da biblioteca é: http://www.epl.ca/

Materiais de inglês: http://www.epl.ca/ell/

Curso online, gratuito, em parceria com a Universidade de Alberta — Understanding Video Games: http://www.epl.ca/understandingvideogames/

Filmes e documentários: http://www.epl.ca/teen-subject/watch/

Música e ebooks: http://www.epl.ca/teen-subject/listen/

Cursos online gratuitos: http://www.epl.ca/teen-subject/learn/

Cursos de inglês gratuitos (gramática e redação):

http://education.gale.com/l-edmo95361/online-courses/esl-grammar?tab=detail

http://education.gale.com/l-edmo95361/online-courses/writing-for-esl?tab=detail

http://education.gale.com/l-edmo95361/online-courses/beginning-writers-workshop?tab=detail

http://education.gale.com/l-edmo95361/online-courses/writing-essentials?tab=detail

Beatriz Vorontsov

--

--

ABRE
Blog da Abre

Esta é a pagina do Blog da Associação Brasileira em Edmonton, aqui vc encontra de tudo: Vida em Edmonton, aventura, dicas para Profissionais e mais!