Primeiro emprego no Canadá

Eu passei por essa busca do primeiro emprego no Canadá recentemente, vi outras pessoas na mesma situação e resolvi escrever, pois pode ser uma situação um pouco frustrante para alguns. E acho que ao tomar conhecimento de outras pessoas passando pela mesma busca por emprego, torna tudo mais fácil de lidar.

Eu trabalho desde meus 14 anos, fui babá, professora particular para os colegas, professora de inglês para crianças, vendedora em loja e assim foram vários empregos, até me formar em Turismo e começar a trabalhar numa área que me interessava e começar a construir uma carreira que eu sempre curti.

Depois de decidir largar tudo e vir para cá, eu já me preparei psicologicamente para começar a busca de emprego, e eu sabia que não ia ser super simples conseguir emprego aqui em Edmonton, principalmente na area que eu trabalhava (pois pesquisei antes e vi que o forte na minha área é em Vancouver, Toronto e Montreal). Já pensei, vou mandar currículo para empresas de turismo, mas caso não consiga nada vou procurar em lojas, restaurantes, enfim o que tiver, pois ficar sem trabalhar não é uma opção para mim.

Eu vejo que algumas pessoas sentem que isso é um retrocesso, depois de estudar anos, trabalhar anos para construir uma carreira, chegar aqui e ir trabalhar num balcão de uma loja ou um café pode fazer as pessoas se sentirem frustradas. Mas eu vejo isso como uma oportunidade de recomeçar!

E foi o que eu fiz. Passei alguns meses procurando emprego em todas as empresas ligadas à Turismo e fiz apenas 3 entrevistas no meio de uns 40 currículos enviados. Parti então para as lojas e consegui emprego em uma ótica.

Se você conseguir um emprego na sua área maravilhoso! Aliás nunca pare de procurar um emprego na sua área, se é o que você gosta de fazer. Mas se não está aparecendo nada, um emprego fazendo algo diferente pode sempre te dar a oportunidade de praticar o inglês, de aprender como funcionam os empregos aqui (que é diferente do Brasil), de conhecer pessoas que podem se tornar amigos e aprender com elas, e até, de repente, te ajudarem a conseguir esse emprego que você deseja num futuro (eles podem ter um amigo que trabalha na sua area de interesse e precisa de alguém ).

Algumas dicas que eu dou para quem está procurando emprego é se atente ao currículo que é diferente do nosso brasileiro mais focado na vaga desejada, eu pesquisei uns sites que explicam o que deve ser colocado. Faça um follow up com os lugares que você mandou seu resume, eu esperava uns dias depois de mandar o CV e ligava para me certificar que receberam e me colocar a disposição da vaga. E persistência sempre! Eu continuarei buscando algo mesmo estando em outro emprego, e estou aprendendo sempre algo novo. Trabalhos voluntários também são uma ótima oportunidade para ganhar experiência e aumentar o networking que é indispensável para qualquer pessoa.

Há vários sites para procurar emprego aqui, vou listar alguns aqui para ajudar quem precise e claro ir até os lugares entregar o CV é sempre bastante efetivo e entrar nos sites das empresas e se aplicar nos sites também. Segue a lista:

Boa sorte!

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.