Dica da Bere #60 Nove Rainhas

Um vigarista profissional em contar histórias

Berenice Criativa
Blog da Bere
2 min readNov 7, 2019

--

Imagem: Uma dose de Cinema (blog)

O cinema argentino é nosso queridinho e não é de hoje. Ao longo dos últimos 20 anos, a expressão cinematográfica dos “hermanos” — principalmente em dramas, suspenses e comédias — alcançou o gosto mundial com suas produções dignas de qualquer estúdio americano.

Nove Rainhas é um exemplar do que há de mais interessante nos filmes argentinos: excelentes atores passeando por um roteiro extremamente apurado enquanto interpretam personagens caricatos causando extrema empatia no público. Tudo coroado, sem trocadilhos, com a capacidade de contar histórias que os bons diretores do país vizinho já mostram desde os anos 60.

O filme conta a história de dois vigaristas que decidem aplicar o golpe de suas vidas, envolvendo uma série de selos falsificados conhecidos como “Nove Rainhas”, numa Buenos Aires dos anos 90.

Ricardo Darin, 20 anos antes da fama meteórica que alcançaria, já desfila talento interpretativo e acurácia emocional na pele de um dos trapaceiros mais cativantes do cinema.

Nove Rainhas teve aclamação por parte da crítica especializada. Foi indicado para 28 prêmios e ganhou 21 deles. Seus trambiqueiros representam a personalidade Latino Americana com bastante leveza: a trapaça como estilo de vida, o jeitinho por passa-tempo.

Como o filme encontra-se disponível gratuitamente no Youtube…

Mas para todas as mentes canalhas que brincam e enganam uns aos outros na tela, o melhor vigarista de Nove Rainhas acaba por ser o próprio criador — Fabián Bielinsky que faleceu no Brasil, em 2006; durante o filme, o diretor se coloca no papel de golpista, aplicando suas artimanhas narrativas para enganar o público como poucos.

--

--