Dica da Bere #82 A Procura da Felicidade

Um jovem clássico que mostra porque todo mundo ama Will Smith

Berenice Criativa
Blog da Bere
2 min readApr 9, 2020

--

Baseado em uma história real, esse drama é pra quem busca uma mensagem positiva pra quarentena; com Will Smith e seu filho Jade nos papeis principais.

É aquele filme pra comer dois baldes de pipoca torcendo pelo protagonista e é praticamente impossível não se envolver com a história da vida de Chris Gardner, que virou filme com méritos, pois ela é universal: a história do trabalhador moderno. Ele quer uma vida melhor pra sua família e vai buscar isso durante todo o filme, até descobrir que a felicidade mesmo, estava no processo de buscá-la.

As escolhas certas e erradas e o peso que carregamos nas costas, assim como de onde viemos e quem somos, tem impacto nas nossa possibilidades de sucesso profissional. Não existe meritocracia sem oportunidades para todos. E fica claro que esforço nunca faltou para o protagonista.

Para prestar atenção

  1. Como o filme vai plantando elementos aqui e ali para depois esses elementos voltarem e terem consequências.
  2. Como a geografia demonstra em que fase do filme estamos: descendo rumo à problemas ou subindo rumo ao sucesso.
  3. Como essa estrutura de elementos plantados do item 1 é similar a estrutura da trajetória do personagem, que vai plantando amigos e experiências pelo caminho, para colher as recompensas e as consequências, boas ou ruins, no fim da jornada.
  4. Como os elementos dos cenários ajudam a contar a história: grades que parecem aprisionar Chris à situações ruins, por exemplo.

--

--