Como economizar para viajar

Mochilão — Cultura de Hostel
blog-de-viagem
Published in
3 min readMay 11, 2020

Esse é um tema clássico! Não só entre viajantes, o assunto guardar dinheiro figura entre quase todas as pessoas desse mundo. Logo, nosso intuito aqui será focar em como economizar para poder viajar! Então, antes até mesmo de ver como economizar para viajar, que tal ver se inspirar para guardar dinheiro vendo o vídeo abaixo sobre o quanto custa viajar o mundo?

Vídeo com o custos de vida dos 137 principais destinos do planeta (4min)

1 — Tenha foco: sua missão é viajar!

É fácil ficarmos tentados a gastar um pouco mais ali e aqui para nos agradar um pouco em nosso dia a dia. E isso não tem problema, sério! Somos seres humanos e é normal queremos fugir um pouco da rotina. O problema é quando isso foge do controle e começamos a gastar mais do que o esperado. Então a dica de ouro é: sempre que for comprar algo, se pergunte: “isso é mesmo necessário? Eu posso gastar esse dinheiro sem comprometer meus outros planos?”. O começo é difícil, claro. Mas depois que você começa a ver que a maioria dos gastos supérfluos são impulsos do cérebro, você passa a controla-los melhor!

2 — Monitore seus gastos!

Sim, é importante saber o quanto você está gastando e com o que você está gastando! Há diversos aplicativos de monitoramento de gastos que você pode utilizar para poder saber como andam suas finanças. Veja aqui nosso post sobre como monitorar seus gastos durante uma viagem! Isso pode te ajudar a monitorar também no dia a dia!

3 — Diminua seus custos fixos

Gastos como acomodação, contas de eletricidade, seguro de carro, etc., são exemplos de custos fixos. Por que você não tenta ver em que poderia economizar para salvar um dinheiro extra por mês?

4 — Crie seu FMV

FMV?! O que é isso?! É a melhor coisa que você vai fazer para guardar dinheiro para viajar. O FMV é nada mais e nada menos do que o Fundo Monetário do Viajante. Ele se resume a duas etapas: 1- Crie uma conta em uma corretora de investimentos ou em um banco.

  • Com uma conta que não seja a sua principal, você consegue armazenar seu dinheiro de forma segura (tanto de você quanto dos outros, rs). O ideal é criar em uma corretora, pois assim você conseguirá investir seu dinheiro enquanto economiza. Lembre-se: dinheiro parado se resume a prejuízo!

2- Destine suas economias para seu FMV!

  • Seu FMV está criado e agora só falta alimenta-lo! Defina uma porcentagem de suas economias mensais para destinar diretamente para seu FMV. Separar uma parte assim que sua renda entra é o mais indicado — assim você não corre o risco de gastar mais do que gostaria. No entanto, como nem sempre é possível, aquele dinheiro que sobra no final do mês pode ajudar!

Agora é só economizar, aguardar e depois curtir sua viagem da melhor maneira possível. Aproveite! (E economize!)

--

--