André Sobreiro
Jun 25 · 2 min read

Sim, existe. Fim do post! HAHAHAH

Mentira, existe sim, mas eu quero falar sobre isso, com base na minha vivência. Morando sozinho em uma cidade, eu me entendi bem sozinho sem minha família. E foi assim que meus amigos se tornaram minha família nessa cidade.

E aí foi meu primeiro erro. O que é família? Não é por receber esse status na minha vida que a pessoa pode tudo. Não, não pode. Aliás, família não pode também. Existe um limite de respeito, de privacidade que é preciso sempre acontecer.

E isso levou ao meu segundo erro. Por muito tempo eu tive medo de ficar sozinho. Sem amigos, sem família, sem ninguém. Demorei demais pra me amar e pra me entender como uma pessoa interessante o bastante a ponto de novas pessoas se interessarem por mim. E aqui não falo de relacionamentos, falo de amigos mesmo. De alguém me olhar e falar: olha, eu seria amigo do André.

E isso me impediu de perceber uma coisa: a falta de reciprocidade. Você gosta de uma pessoa? Quando foi a última vez que você contou isso pra ela? Que você perguntou se ela precisa de algo, que seja de um abraço? Pois é.

Eu sou perfeito nisso? Claro que não. Mas por ser uma pessoa que ouve muito as pessoas, em alguns casos eu me tornei o amigo penico, aquela pessoa que chegam e desatam a falar sem sequer saber se eu estou bem, se eu posso ouvir os problemas dela naquele momento.

Tenho cortado isso da minha vida aos poucos. Em alguns casos as pessoas nem notaram que eu saí. Em outros até notaram, mas a resposta costuma ser me culpar, que eu sou fechado e o cacete. Nos dois casos, as escolhas são certas.

Pouco a pouco a lista de amigos diminui, mas os que ficam são tão bons, que vale a pena.

André Sobreiro

A vida como ela é: colorida e com tons de cinza

André Sobreiro

Written by

Vivo de internet e cultura! Edito esse blog, o Salada de Cinema e muito mais coisa por aí!

André Sobreiro

A vida como ela é: colorida e com tons de cinza

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade