Fazendo do limão uma limonada…

André Sobreiro
Jan 7 · 2 min read

Na virada de ano eu ouvi de muita gente que se não terminou 2019 com a mente desgraçada, não tinha prestado atenção no ano. E aí eu me peguei pensando: Cara, eu prestei atenção. E eu não estou com a mente desgraçada. Ou estou e nem notei?

E não, eu não estou, e percebi o porquê. Para começar 2017 e 2018 foram dois anos de desgraçamento de saúde. 2017 tive câncer. 2018 me afundei em depressão. Só na comparação, 2019 seria mais interessante. Mas não foi só isso.

Em 2019 eu aprendi, pela primeira vez na vida, a cuidar da minha saúde mental. Fui pro fundo do poço, busquei psiquiatra, busquei terapia e os dois (cada um na sua área), me ajudaram a me reerguer.

Em 2019 eu aprendi que amor é amor. Que quando a gente ama e é amado, não tem convenção social que resista. A gente vai lutar, vai atrás e vai viver. E se for pra ser (e a gente descobriu que é), será. Thi e Sam, vocês são lindos.

Em 2019 eu aprendi que mudar é bem legal. Mudar de opinião, mudar de decisão, mudar de aparência. Comecei moreno, fiquei azul e acabei o ano rosa. Aprendi que ser mutante é muito legal. Que se olhar, não se reconhecer e descobrir um novo André é bem divertido.

Em 2019 eu aprendi que deixar ir embora da gente gente que só nos faz mal (e que tem mais ego que tudo) é excelente. Abre espaço no coração e na agenda para atrair gente nova.

Em 2019 eu aprendi que sou o André de 2019 + o de 2018 + o de 2017 + o de 2016… que quando a gente muda, mudou. Mas que coisas que eram de Andrés anteriores podem voltar, desde que te façam bem.

Esse ano eu aprendi que, o mundo tá duro, tá exigindo casca grossa. E para você conseguir ter essa casca é preciso cuidar muito bem do corpo, da mente, do coração. Se encher de amor, de alegria enche a gente de coragem.

André Sobreiro

A vida como ela é: colorida e com tons de cinza

André Sobreiro

Written by

Vivo de internet e cultura! Edito esse blog, o Salada de Cinema e muito mais coisa por aí!

André Sobreiro

A vida como ela é: colorida e com tons de cinza

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade