Reformando a casa — A Pintura

André Sobreiro
André Sobreiro
Published in
2 min readJul 11, 2016

No post anterior eu falei sobre a reforma do banheiro e da cozinha. E agora é hora do problema maior: a pintura.

O apartamento precisava de uma boa pintura. Os antigos moradores deixaram a parede com aquela cara de usada, sabe? Sem contar que uma nova mão de tinta sempre deixa tudo mais feliz. E foi assim que eu comecei a buscar. E aqui vale dividir algumas dicas que a experiência me deu.

Para começo de tudo, presencial é obrigatório. Parece bem óbvio, mas eu recebi um orçamento de gente que sequer viu o espaço, só com dados bem básicos de uma ligação. Esses eu já cortei de cara. A seguir, os que visitaram. Eu estava orçando um pintor para a casa que eu moro, não um lugar que seria entregue. Eu precisava de algo bom de verdade. Daí eu separei eles mentalmente em dois grupos: os que me ensinavam e os que não.

Sério, faz toda a diferença ter alguém que te explica o que fará, por que fará e tudo mais. Não que eu precisasse aprender, mas eu queria ter a confiança neles. Se tiver imagens de trabalhos realizados, melhor ainda (inclusive eu vi sua casa, Bruna Lombardi, seu pintor me mostrou). Preço é importante mas resista ao impulso de ir no mais barato. É a sua casa. E por fim, debata materiais com ele. Dois que mais me agradaram trouxeram o orçamento do que iriam precisar e compraram tudo. Ninguém melhor que eles para saber, né?

Mas vamos à realidade da coisa. A primeira delas é: esqueça o prazo. Ele não será cumprido. Eles sugerem um menor do que realmente fazem para te impressionar. Além disso, se puder sair da casa, saia. Eu não podia, mas contei com a compreensão dele para manter o mais próximo de limpo possível que uma obra permite. Isso não quer dizer limpo. Ainda é sujo. E relaxe senão vai ficar louco. Olha o caos que virou o centro da minha sala.

Deixe a faxina monstruosa para logo depois. No processo de pintura, ainda decidimos trocar as guarnições das portas. Mais trabalho, mais sujeira. Mas depois que acaba essa parte, a vida já começa a mudar. Mas tem a parte 3: os móveis…. Que ficam para uma próxima =)

Originally published at andresobreiro.com.br.

--

--

André Sobreiro
André Sobreiro

Vivo de internet e cultura! Edito esse blog, o Salada de Cinema e muito mais coisa por aí!