TAG | Confissões de um bibliófilo

E mais uma vez eu me rendi a uma TAG. E a da vez eu peguei no canal da Tati Feltrin, o Tiny Little Things. E como não me identificar com uma TAG chamada “Confissões de um bibliófilo”? Quem me conhece sabe do meu amor pelos livros. Tanto de ir numa livraria quanto de pegar um livro antigo, cheio de história vivida. Eu gosto de livros.

E que me perdoe os kindles da vida mas eu ainda sou das antigas, do papel. Gosto de folhear, de ter aquela pilha ao lado da cama com a minha fila de leitura, de sortear novos livros. Mas, vamos à TAG?

1. Qual é o gênero de literatura que você se mantém longe?
 Ai, eu poderia dizer: Auto-Ajuda. Não gosto desses livros “Quem mexeu no queijo dos casais inteligentes enriquecem juntos”, save? Sou da tese que se é Auto-ajuda, não precisa do livro. Mas ultimamente tenho feito esses livros de preencher e as livrarias chamam eles de Auto-Ajuda. E agora? De resto, leio tudo. Dos clássicos aos jovens adultos. E todos com a mesma alegria.

2. Qual é o livro que você tem na estante e tem vergonha de não ter lido?
 Arquipélago Gulag, do Alexander Soljenítsin. Tenho aqui uma edição super antiga, da minha mãe que eu carrego comigo a cada casa e, mesmo sendo louco pra ler, sempre acabei postergando e ele fica lá, parado.

3. Qual é o seu pior hábito enquanto leitor?
 Sou limitado. Bem limitado. Não sirvo pra ler cinco livros de uma vez, acompanhar várias histórias em simultâneo. Eu preciso me dedicar a um livro apenas, ler inteirinho, pra depois seguir pra uma nova obra.

4. Você costuma ler a sinopse antes de ler o livro?
 Quase sempre. Para eu escolher os livros que eu leio, sigo algumas regras:
 a. Autores que eu gosto.
 b. Continuações de sagas que já comecei
 c. Sinopse que eu pego no jornal. Dificilmente eu entro na livraria a esmo, sempre levo minha lista de compras.

5. Qual é o livro mais caro da sua estante?
 Eu diria dois deles. O primeiro dele ser uma enciclopédia do universo Harry Potter que eu tenho. Enorme, lindo, bem impresso, cheio de ilustrações. O segundo pode ser o Gulag que eu já falei aí em cima, pelo valor histórico já que é uma edição de 1979!

6. Você compra livros usados/em sebo?
 Claro! Livro bom é livro bom, não precisa ser novo não. E especialmente os clássicos, por que não recorrer à Estante Virtual e encontrar uma edição boa e barata?

7. Qual é a sua livraria (física) preferida?
 Livraria Cultura do Conjunto Nacional, aqui em São Paulo. Aquela loja enorme e que vive com muita gente. Gosto de livraria cheia. Livros são para todos. E lá eu já sei onde achar cada coisinha que eu gosto.

8. Qual é a sua livraria online preferida?
 Não há UMA preferida, mas eu acabo recorrendo com mais frequência ao Submarino. Bom preço, site legal e entrega rapidinha. Tudo que eu quero.

9. Você tem um orçamento (mensal) para comprar livros?
 Não, mas deveria. Tem fases que compro um monte de uma vez. Tem fases que constato o mais que óbvio fato de que tenho muitos livros sem ler ainda e me bloqueio. Mas daí a lista de interesses só vai crescendo. Eu deveria é ter esse orçamento e me policiar pra ler mais. Quem sabe um dia? =P


Originally published at andresobreiro.com.br.