Viado? Mas com orgulho, meu amor!

André Sobreiro
Jul 6, 2020 · 2 min read

Quando eu era uma criança lá no interior, tenho a tranquilidade de nunca ter sofrido nenhum grande ataque homofóbico. Não apanhei, não sofri nenhuma grande intimidação, mas sempre fui vítima dos olhares por ser uma criança delicada e dos xingamentos dos coleguinhas de escolha.

Bicha! Bichinha! Viadinho! Tudo isso fez parte da minha infância em uma fase que eu sequer fazia ideia do que era cada uma dessas coisas. Aliás, muito por causa dessas pequenas agressões que sair do armário é um processo tão torturante. Tornar público que você de fato é algo que sempre foi usado como agressão não é fácil.

Mas a gente cresce (ainda bem), se empodera, vai se desconstruindo e, o que era um xingamento, continua sendo! Isso mesmo, você me chamar de gay, de bicha, de vidado, continua sendo uma ofensa a partir do momento que não te dei liberdade para me chamar assim.

Isso quer dizer que ache essas palavras xingamento? Na MINHA vivência, não. Mas veja bem, é na MINHA vivência, não é algo universal. E, mais do que isso, mais do que a palavra, a intenção que ela carrega é a agressão. Se um amigo meu gay me chama assim, eu sei que é um ato de intimidade. Um estranho homofóbico, eu sei que a intenção dele é me agredir. E mesmo que ele não consiga isso, eu não vou achar normal.

Dito isso tudo, ser gay não é defeito, não é ofensa alguma. Para absolutamente ninguém, combinado. Então, chamar o filho do presidente de gay e insinuar uma relação dele com o primo é sim uma ofensa. E não com ele apenas, mas com cada um de nós, ao normalizar que ser gay é uma ofensa. Ao insinuar que um ator é o novo homem do presidente, é sim pejorativo, é sim ofensivo.

Na minha bolha desconstruída pode ser tranquilo, mas nem todo mundo mora nesse conforto. Então, nunca vou aceitar agredir alguém com termos assim. Mesmo que eu queira agredir essa pessoa mais que tudo.

André Sobreiro

A vida como ela é: colorida e com tons de cinza

Medium is an open platform where 170 million readers come to find insightful and dynamic thinking. Here, expert and undiscovered voices alike dive into the heart of any topic and bring new ideas to the surface. Learn more

Follow the writers, publications, and topics that matter to you, and you’ll see them on your homepage and in your inbox. Explore

If you have a story to tell, knowledge to share, or a perspective to offer — welcome home. It’s easy and free to post your thinking on any topic. Write on Medium

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store