O Narcisismo da Terra Plana

Uma correlação possível entre o ego e a teoria terraplanista

Fernando Baggio
Blog do Baggio
4 min readApr 2, 2021

--

Há um ponto que me peguei pensando sobre o terraplanismo, aquela gente esquisita que diz que a Terra é plana em pleno século XXI. Não é a parte da Física, ou mesmo na Geografia que me peguei pensado, embora sempre estejam envolvidas. Não foi em Galileu, Copérnico ou Newton, nem mesmo na NASA ou nessa última decolagem dessa espaçonave que todos se puseram a assistir que me trazem aqui nesse ponto. Nem foi preciso chegar à Marte.
É na psicologia.

Não entendo quase nada de psicologia, não sei distinguir ou criar intersecções entre Lacan de Freud, embora tenha uma vaga idéia. O que me ocorreu foi que eu sempre relacionei a eleição de Bolsonaro com o terraplanismo a partir do ponto de negação, abstração da realidade e pós-verdade. Uma espécie de ode à ignorância, um amor pela brutalidade, imbecilidade e o negacionismo. Tudo imposto goela abaixo, sem diálogo, sem debate, sem provas, tudo à base da força. Isso sempre me pareceu claro. Negar a realidade, criar factoides, fakes news, distorcer a realidade. E mais, o amor pelo que se diz, e a vontade de verdade (para usar um termo nietzscheano), que não apenas crê na sua própria verdade, mas a ama e a protege acima de todas as coisas. O que resulta, claro, em um medo de que essa verdade seja desmentida.

Dia desses, por algum motivo, assistindo uma aula virtual da USP, vi um professor explicando porquê a essência não é aparência, e que se assim fosse a ciência estaria morta desde sempre. E para isso ele diz:

“Você que nasceu e cresceu em uma mesma casa, principalmente se já tem uma idade adulta, você observa todos os dias que o sol nasce no mesmo lugar, na hora da fome está sobre sua cabeça e, ao final da luz do dia, se põe no mesmo lugar. E mais, sua casa não sai do lugar, mas o sol sim. Essa é a aparência. Mas a essência, todos sabem, é que o que se move é justamente a sua casa e o sol é que está parado em relação à sua casa.”

Pumba!

A essência do terraplanismo é o ego. Incrível! O que move essa gente a querer acreditar que a Terra não só é plana mas também está parada e tem uma redoma, onde o Sol e Lua se movem nela, é pura psicologia do narcisista. E creio que não preciso ser um especialista nisso. Mas pensa semioticamente e analise um pouco. Vejamos:

Terra Plana — domínio, linearidade, horizonte controlado, segurança

Redoma — Segurança, controle, útero

Movimento do Sol e Lua — Domínio, centralidade, ego, protagonismo

Fim em um anel de gelo — Final, de novo o controle, o tácito, o possível, o ego

Parte subterrânea — a sombra, o desconhecido, o medo, mas que não há utilidade alguma.

A relação entre o terraplanismo e Bolsonaro (sim, essa gente é massivamente bolsonarista e não é coincidência) é o ego narcisista, amigos. Todo o resto é consequência. A negação, as fakes news, a manipulação, tudo não passa de medo e controle. Bolsonaro representa esse líder que enfrenta o que já esta posto. Embora eu nunca tenha visto Bolsonaro falar nada sobre Terra Plana, ele tem alguns ministros declaradamente terraplanistas, como o Ernesto Araújo, por exemplo. É a ala olavista do governo. Tudo é uma questão de centralidade, narcisismo puro.

O narciso não é aquele que se ama, mas aquele que ama a sua imagem, ou a imagem que ele fantasia de si. Inseguro, cria um mundo para si e o ama mais que tudo. Narciso é aquele que ama apenas uma criação de si mesmo, uma invenção. Por isso o narciso não tem empatia, mas apenas aparenta ter para ser aceito e amado. O narciso guarda pouco elo com a realidade factual.

Na transformação do real ao rimbólico e imaginário tem envolvido o narcisismo dessas pessoas. É absolutamente uma cadeia categórica sistematizada, onde a negação e o medo são as sombras gigantescas que dominam a reação que desencadeia nessa construção abstrata de um mundo, um líder, uma forma que, supostamente, lhes dão controle de um mundo que eles temem e não entendem. E é absolutamente sedutora a idéia de criar um mundo (nesse caso, quase literal) em que sua verdade é maior que a verdade que o próprio mundo traz. E um mundo onde se vive em um redoma e se é o centro. Há um vício no controle como característico presente e constante no narscisista. E mesmo que tenha que criar um mundo de fantasias (que geralmente o faz) para que tenha esse controle desse mundo irreal.

Pode não ser, mas me faz sentido por ora, a Terra Plana é a materialização do ego do narciso.

--

--

Fernando Baggio
Blog do Baggio

Sou músico, educador, estudante de mestrado em Artes da Música e amante e filósofo amador. Adoro escrever sobre política, futebol e coisas que o inspiram.