10 citações de Clássicos que são Inspiradoras!

Cassio Bartolomei
Blog do Book4you
Published in
3 min readMay 20, 2016
Foto: Reprodução / Philosophical Bibliography

Tatiana Caruso Benne, no Literatortura.

Clássicos americanos, britânicos, brasileiros…. são livros que valem a pena ser lidos, escritos há tanto tempo mas que ainda fazem todo o sentido. Quem sabe você não se inspira e pega um para ler nessas férias

1 “Lolita, luz da minha vida, fogo da minha carne. Minha alma, meu pecado. Lo-li-ta: a ponta da língua toca em três pontos consecutivos do palato para encostar, ao três, nos dentes. Lo. Li. Ta.”

Lolita — Vladimir Nabokov

2 — “Dizem por ai, mas não tenho certeza, que meu sorriso fica mais feliz quando te vejo, dizem também que meus olhos brilham, dizem também que é amor, mas isso sim é certeza.”

Dom Casmurro — Machado de Assis

3 — “Quando você realmente amar alguém e for recíproco, você vai ver como é bom amar.Pra amar não precisa namorar, e bla bla bla, mas o namoro é a melhor forma de expressar o sentimeto, quando você sentir suas pernas tremerem, sua barriga gelar, teu corpo ficar mole, aí sim você vai enteder a magia de amar.”

Dom Quixote — Miguel de Cervantes

4 — “À noite, antes de dormir, disse ainda: ‘Nunca temamos com os ladrões nem os assassinos. Estes são perigos externos, pequenos perigos. Temamos a nós mesmos. Os preconceitos, esses são os ladrões; os vícios, esses são os assassinos. Os grandes perigos estão dentro de nós. Que importa o que ameaça nossa vida ou nossas bolsas?! Preocupemo-nos apenas com o que ameaça nossa alma´”.

Os miseráveis — Victor Hugo

5 — “Eu… eu… nem eu mesmo sei, nesse momento… eu… enfim, sei quem eu era, quando me levantei hoje de manhã, mas acho que já me transformei várias vezes desde então.”

Alice no País das Maravilhas — Lewis Carroll

6 — “Duvida da luz dos astros, De que o sol tenha calor, Duvida até da verdade, Mas confia em meu amor.”

Hamlet — William Shakespeare

7 — “Se olho para essas lajes, vejo nelas gravadas as suas feições.! Em cada nuvem, em cada árvore, na escuridão da noite, refletida de dia em cada objeto, por toda a parte eu vejo a tuda imagem.! Nos rostos mais vulgares dos homens e mulheres, até as minhas feições me enganam com a semelhança. O mundo inteiro é uma terrível testemunha de que um dia ela realmente existiu, e eu a perdi para sempre…”

O Morro dos Ventos Uivantes — Emily Brontë

8 — “O orgulho está relacionado com a opinião que temos de nós mesmos; a vaidade, com o que queríamos que os demais pensassem de nós.”

Orgulho e preconceito — Jane Austen

9 — “A vontade que tive foi de me matar: tive vontade de me atirar pela janela. Provavelmente teria teria pulado mesmo, se tivesse a certeza de que alguém ia me cobrir assim que eu me esborrachasse no chão. Não queria é que um bando de imbecis curiosos ficassem me olhando quando eu estivesse todo ensanguentado.”

O Apanhador no campo de centeio — J.D. Salinger

10 — “Há coisas que são preciosas por não durarem.”

O retrato de Dorian Gray — Oscar Wilde

--

--

Cassio Bartolomei
Blog do Book4you

Triathlon, Iron Man, Livros, ovo de gema mole e feijão por cima do arroz.