Como J. K. Rowling, George R. R. Martin começa a pensar no futuro pós-Game of Thrones

Por Jacob Paes, Blog do Book4you.

Foto: Reprodução

Ambos escreveram séries de livros de sucesso. Ambos adaptaram essas mesmas séries para as telas. E ambos conseguiram ganhar notoriedade no mundo todo e influenciar gerações. Mas o que vem depois? Estamos falando de J. K. Rowling e George R. R. Martin. Após criarem os sucessos ‘Harry Potter’ e ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’, respectivamente, eles precisam pensar no que vem a seguir.

Rowling investiu na expansão do universo do bruxo que acompanhamos crescer nos livros (e nas telonas). Com o site Pottermore e por meio de suas redes sociais, ela divulga constantemente histórias indiretamente ligadas a sua grande galinha dos ovos de ouro. Expandir o universo de ‘Game of Thrones’ também seria uma opção para Martin na TV. “Eu tenho milhares de páginas sobre as histórias que levaram a tudo o que acontece em ‘Game of Thrones’”, declarou o escritor em entrevista ao site Deadline nos bastidores do Emmy, que ocorreu no último domingo (18) e consagrou ‘Game of Thrones’ como a série que mais levou estatuetas para casa em uma edição: 38.

Como sugeriu o autor, essa nova atração seria um prequel da série que conhecemos (diferentemente da aposta de Rowling, que focou em histórias paralelas ou, no caso da recente peça de teatro, em uma história futura), indo, inclusive, além da trilogia de livros iniciada por ‘O Cavaleiro dos Sete Reinos’, que explora esse viés. Mas tudo depende ainda de uma aprovação da HBO, e se encontra em fase de especulação, segundo o próprio Martin.

Tudo bem, fica difícil imaginar um cenário no qual o projeto não fosse aprovado, já que ‘GoT’ é a maior série do canal atualmente e está terminando — a última temporada estreia em junho do ano que vem e será dividida em duas partes, com a segunda prevista para ir ao ar em 2018 — sem deixar uma substituta aparentemente capaz de igualar seus recordes tanto em termos de audiência quanto em termos de angariar críticas positivas e premiações — sendo estas últimas características que ajudam a “vender” o canal para assinantes nos Estados Unidos.

Os responsáveis pela adaptação de ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’ para a televisão, David Benioff e DB Weiss, que também atuam como showrunners, produtores e roteiristas da série, já declararam, porém, que não pretendem participar de outro projeto envolvendo “‘GoT’. “Acho que é um mundo muito rico e tenho certeza que teremos outra série baseada em Westeros, mas para nós acabou. Essa realmente é uma questão para George”, disse Benioff à Entertainment Weekly, também durante a entrega dos Emmy Awards.

Wild Cards vai virar série

Outro trabalho futuro do autor envolve a adaptação da série de livros ‘Wild Cards’, publicada em 1986, para a TV, cujos direitos acabam de ser adquiridos pela Universal Cable (devendo ir parar em algum canal a cabo americano da companhia, como o USA, que já transmite ‘Mr. Robot’, ou o SyFy, por exemplo). O projeto já estaria saindo do papel, inclusive.

A série conta a história de um mundo que, após a Segunda Guerra Mundial, é atacado por um vírus, dando origem a uma nova espécie de seres humanos com poderes extraordinários e imprevisíveis, enquanto alguns outros não foram tão “abençoados” assim, digamos. Trata-se de um material muito vasto, escrito por diversos autores e organizado por Martin em parceria com a editora Melina M. Snodgrass, que servirá de produtora executiva do projeto para a TV junto com Gregory Noveck (de filmes transmitidos pelo SyFy).

Martin não trabalhará no projeto, pois tem exclusividade com a HBO (ele já escreveu roteiros da série e é produtor de ‘GoT’). Além disso, ele tem que escrever mais “alguns” livros que estão “faltando”, como bem sabem os fãs da série. Aliás, esses fãs devem estar se perguntando: por que ele primeiro não acaba o que começou antes de pensar no futuro? Pois é…

Com informações de The Bookseller.