Jane Austen inventou seus próprios casamentos?

Jacob Paes
Blog do Book4you
Published in
2 min readMar 23, 2017
Reprodução

Jane Austen, autora mundialmente conhecida por clássicos como ‘Orgulho e Preconceito’ e ‘Razão e Sensibilidade’, criou por conta própria os seus dois casamentos, de acordo com arquivos de Hampshire divulgados em comemoração ao bicentenário da morte da autora, que também dará origem a uma série de eventos na Inglaterra neste ano.

As histórias de Austen revelam as particularidades da sociedade inglesa no século 19, e são marcadas por protagonistas que, sujeitas à cultura patriarcal da época, tentam encontrar certa independência, fugindo da estabilidade financeira e do status social obtidos por meio do casamento.

Os documentos encontrados no cartório de registro de casamentos de Steventon (na Inglaterra), onde a autora passou sua juventude, estabelecem uma suposta união de Austen com um Henry Fitzwilliam, de Londres, e outra com Edmund Mortimer, de Liverpool. Porém, a escritora tinha fácil acesso ao registro de casamentos (seu pai era o pastor da paróquia de Steventon), e os arquivos de Hampshire divulgaram nesta semana que vão expor as certidões, alegando que elas foram escritas pela própria autora com dois homens diferentes e talvez imaginários.

A notícia mostra que Austen, na verdade, permaneceu sozinha a sua vida toda. E também que, de certa forma, alcançou o que procurava passar com as suas obras, que são grandes descrições do país de sua época e são estudadas até hoje na Inglaterra. No Book4You você encontra uma lista com mais obras que revelam o melhor da literatura inglesa, como foi (e é) Jane Austen.

Com informações de O Estado de São Paulo.

--

--

Jacob Paes
Blog do Book4you

Editor de livros, graduado em Produção Editorial e estudante de Letras/Italiano. No tempo livre, curte séries, filmes, carros e, claro, livros @tresemeiopodcast