O que é crônica?

Jacob Paes
Blog do Book4you
Published in
2 min readJul 19, 2017

O mundo está cheio de textos a serem lidos. E é graças aos gêneros que podemos identificar os diferentes textos espalhados por aí. Ao longo das próximas semanas o Book4You vai explorar um pouco dos gêneros literários para que você os conheça melhor e possa, cada vez mais, não julgar um livro apenas pela capa. Neste post, vamos falar sobre a crônica.

Reprodução

Assim como o conto moderno, a crônica também surgiu no contexto da Revolução Industrial, tal como o romance. Após a primeira fase da mecanização, no século 18, as novidades eram muitas e o mundo se transformou, impactando diretamente o cotidiano humano. Porém, enquanto o romance e o conto surgiram como uma espécie de escapismo e de entretenimento, a crônica busca deixar evidente — com bom humor e ironia — essas novidades (e os problemas) trazidas pelos tempos modernos. Isso, geralmente, também é feito em um texto bem menor que o romance, outro ponto em comum com o conto.

Ainda assim, as crônicas são muito mais leves do que os contos, sem se preocuparem com intensidade, tensão ou peso dramático — características tão fundamentais em um bom conto. O motivo disso é que a crônica é uma espécie de retrato da urbanidade, do cotidiano — é um dos gêneros mais próximos da realidade, do que está sendo vivido na História. O seu nome vem justamente da palavra "chronos", termo que significa "tempo" em grego. Portanto, a crônica é o gênero do instante que precisa ser registrado e eternizado.

Basicamente, a crônica pega aquilo que pode ser considerado banal, comum e o transforma em algo interessante e importante para a sociedade por meio de técnicas literárias. Por estar tão ligado às atualidades, é comumente encontrado em jornais, aproveitando-se dos fatos abordados por eles para passar pontos de vista com linguagem poética, ironia e também leveza. É um gênero bastante brasileiro.

Além da crônica, do conto e do romance, existem vários outros gêneros e/ou subgêneros literários. E existem muitas particularidades mesmo dentro desses três, sendo esses textos da nossa série uma breve introdução ao assunto. Mas é possível dizer que, de alguma maneira, eles partem desses três principais, por isso optamos por abordá-los por aqui.

Esperamos que essa série o instigue a conhecer obras cada vez mais diversificadas e que você consiga, cada vez mais, escolher livros e histórias por aquilo que mais importa: o conteúdo. Nessa jornada, conte com o Book4You! ;)

--

--

Jacob Paes
Blog do Book4you

Editor de livros, graduado em Produção Editorial e estudante de Letras/Italiano. No tempo livre, curte séries, filmes, carros e, claro, livros @tresemeiopodcast