15 Motivos para participar do Startup Weekend Maker

Aline Iacovantuono Almeida
Blog do Ceu
Published in
5 min readJul 10, 2019

#01 Cultura empreendedora que pega e faz

No talk, all action!

Aqui, nossa programação é intensa pra quem gosta de ação e muita mão na massa! Não é papo furado, nada desses rolês.

#02 Networking

Um dos maiores motivos de se participar de um Startup Weekend é ésse: você vai conhecer diversos maker, devs e business que estão com as mangas levantadas para fazer as coisas acontecerem.

#03 Inovação

Ter contato com a tecnologia e formas de inovação cada vez mais interessante. O evento, nada mais é do que uma maratona de Internet of Things. Ecom essa pegada bem maker, você tem contato e aprende varias aplicações reais sobre as tecnologias mais usadas no momento.

#04 Mentores

De fato, os mentores incríveis são das partes mais essenciais que compõem o evento. Durante todo o fim de semana eles irão fazer umas perguntas difíceis, quebrar seu time e sua ideia. E depois, vão pegar na sua mão e te ajudar a solucionar os problemas. E claro, aquele abraço pra animar tá garantido com esse time!

#05 Formação de líderes

Logo no início do evento, você já escolhe fazer parte de algum time e nele que você trabalha todas as ideias do negócio. A gente sempre comenta que os vencedores do Startup Weekend sempre são os melhores times, nem sempre as melhores ideias.

Independente se você tem o perfil de liderança ou não, aqui você aprende a gerenciar energia, aprende a ouvir opiniões diferentes e discutir sobre o rumo do projeto. Aqui todo mundo tem contato com liderança em determinada área da equipe e esse aprendizado fica pra sempre.

Sao os times que fazem tudo acontecer e fluir lindamente dentro de um evento como esse. Ta ai o time do meu primeiro Startup Weekend Maker (2017).

#06 Energia

Nesse evento, temos estímulos diferentes a todo momento: seja a comida, as musicas, as dinâmicas. Quem já participou sabe: a energia desses eventos é surreal!

#07 Gestão do tempo

A quantidade de coisas que se aprende e se faz num evento como esse é insano! Todos aprendem a gerir melhor o tempo com essa experiência. Tempo pra ir comer, depois já corre pra terminar a validação. Tempo pra treinar o pitch e já corre pra receber feedback.

#08 Workshops

As conversas por aqui duram pouco tempo, a ideia é realmente fomentar o “pega e faz” e pra isso, temos alguns workshops na programação pra dar aquele impulso pra você.

#9 Empoderamento empreendedor

Depois de um evento como esse, você começa a enxergar a vida de empreendedorismo como mais possível e paupável. Pensando nesse contexto de abertura, colaboração e empoderamento: qualquer um pode ser aquilo que quiser.

#10 Validar na prática:

Aqui você vai aprender que sua ideia nao vale nada! Pelo menos não enquanto não validar isso com pessoas reais. Bora ir pra rua, validar hipóteses com seus possíveis clientes.

#11 Pitch like a rockstar

Nesse evento, você terá a chance de se desenvolver e aprender a fazer seus minutos cronometrados de exposição da sua ideia. Você sabe se comunicar bem? E ainda pergunto mais, você sabe sintetizar suas ideias? Aqui você vai aprender de verdade esse lance de storytelling.

#12 Business plan

Seja você da área de business ou não, você vai ter contato direto com modelagem de negócios, validação. E claro, imergir no problema que sua startup quer solucionar!

#13 Faça seu porcótipo!

Realmente é a oportunidade de tirar sua ideia maker do papel e em um fim de semana, já ter um protótipo paupável em mãos.

#14 Jurados mais que demais

Você vai se sentir no meio de um episódio do Shark Tank, de tão louco que é a parte de apresentação final com jurados e tudo mais.

#15 Ambiente disruptivo

O Local todo é preparado para ter ideias inovadoras, todos os estímulos e dinâmicas levam a encontrar projetos e ideias que sejam suficientemente disruptivos e inovadores.

Você está preparado para o final de semana mais maker do país!?

O evento é organizado pela Techstars, e aqui embaixo, deixamos alguns números que podem deixar você ainda mais animado para este encontro!

Imagem retirada no site https://startupweekend.org/

Em poucas palavras, o Startup Weekend Maker são 54 horas de trabalho INSANO!

Nesses 3 dias, você chega — ou se une — com uma ideia de negócio com hardware e trabalha na validação do seu negócio e na criação do protótipo.
Para tudo isso acontecer, trazemos mentores de todas áreas (hardware, software, design e negócios) para trocar experiência com os participantes.
No final, as startups realizam apresentações do seu negócio (pitch!) diante uma banca avaliadora.

--

--

Aline Iacovantuono Almeida
Blog do Ceu

Escrevo na tentativa de acumular menos e compartilhar mais. Quem sabe isso fica natural. instagram.com/alineiacovantuono