As marcas da ditadura com os dias contados

Chico de Paula
Blog do Chico de Paula
1 min readMar 31, 2015

Há 51 anos os golpistas se preparavam para dar início à empreitada mais nefasta da história do Brasil, pondo abaixo um governo democraticamente eleito.

Apesar de tímidas e incipientes (e por ai devem ficar), as manifestações em favor da volta dos militares ao poder me deixam de sobreaviso.

Há quem garanta que não existe clima, nem nos quartéis, nem mesmo entre a burguesia para tal aventura. De qualquer forma, não há como ignorar o fato de que alguns seguimentos alinhados ao conservadorismo se animaram com a ideia. Este fato por si só já é suficiente para ligarmos o alerta.

Em tempo, vem do meu estado, o Maranhão, uma das melhores notícias dos últimos dias: por determinação do governador Flávio Dino, os nomes das escolas alusivos aos generais-ditadores serão substituídos pelos de personalidades que de alguma forma deram contribuição à educação como, por exemplo, Paulo Freire.

Lembro que no município de Lago da Pedra, minha cidade natal, diversos estabelecimentos e logradouros públicos têm nome de ditadores, como a Rua Presidente Médici. Haverá alguma mudança? Espero que sim.

Apesar da preocupação, espero que essas marcas da ditadura estejam com os dias contados.

--

--