De aluno pra aluno, SUPERA!!!

Marcelle Marquini
Blog do Fator
3 min readJul 9, 2020

--

Estranhou o título?? Lembrou de uma música?? rs Você vai entender o que quis dizer com ele. Vem comigo..

  • Existem várias dicas que quero compartilhar. No entanto, antes de mais nada, preciso ter certeza de que vocês estão prontos pra receber e executá-las.

    Por que estou dizendo isso? Estamos em um momento difícil, de pandemia, em que a maioria –ouso dizer todos- tiveram uma queda, quer seja mínima, quer seja total, na produtividade. O problema disso não é só a procrastinação, mas também o “fantasma” que carregamos por não termos conseguido agir como gostaríamos. Nesse sentido, ao mesmo tempo que isso nos frustra, também paralisa. Logo, precisamos ter em mente o que devemos estimular e o que não.
  • O que abandonar? A culpa. Pegue leve com você! Olhe ao seu redor! Você não está só! Quantas pessoas você conhece que estão passando por esse momento com total e perfeita sanidade e regularidade nas tarefas? Alguns estão retornando aos poucos. Outros não conseguem retornar porque, ainda que façam algo em prol dos seus estudos, comparam com como estavam antes da pandemia e se frustram por não estarem 100% ainda. Quando nos culpamos constantemente pelo que não fizemos, não conseguimos olhar pra frente pra cumprir o que está diante de nós.
  • O que, então, estimular?

    O texto de hoje não é um recado pra incitar a procrastinação, já que é comum a baixa na produtividade nesse tempo. No lugar disso, estou aqui pra te dar dicas básicas, pra que você consiga se livrar da culpa pelo que não fez e recomeçar de uma forma diferente. Entenda que É NORMAL ter essa queda e você não passou por isso sozinha(o). Todos nós sentimos dificuldade! Se perdoou? Rsrs Agora vamos lá.
  • Sabia que o nosso cérebro tem algo chamado sistema de recompensa? Ou seja, quando concluímos alguma tarefa, por exemplo, ele entende que aquilo foi bom pra nós. Assim, temos uma boa sensação e nossa mente busca por ela de novo, inconscientemente. Como podemos enfatizar isso, então? Celebrando as pequenas conquistas. Se, por exemplo, você estava dormindo às 3h da manhã diariamente, hoje decide dormir mais cedo, consegue e, como consequência, acorda um pouco mais cedo – ou menos tarde rs – no dia seguinte, você PRECISA remoer dentro de você o quanto isso foi bom, e que você está no caminho, está melhorando. Acredita em mim, isso vai te dar força pra continuar e ter todo dia uma nova conquista –mesmo que pequena- a celebrar. Nesse momento, não olhe pra o que você fazia antes, pra comparar. Olhe pra o que você está fazendo, que é novo e está te levantando agora!

    Além disso, você pode criar um grupo no whatssap, combinar com amigos pra compartilharem suas metas e, ao fim do dia, mencionarem se conseguiram cumprir ou não. Quando não estamos sozinhos, lutamos com uma força a mais pra fazer o que tem que ser feito. Tenha aliados. Crie uma rede de ajuda mútua! Isso nos faz mais fortes.
  • Estamos juntos. Desiste não!! SUPERA o tempo de improdutividade e vamos dar um passo de cada vez. Ok?? <3

--

--

Marcelle Marquini
Blog do Fator

Tutora e embaixadora do fator. Compartilha dicas que tornam o estudo leve e possível. Ex estudante de Eng Florestal- UFRRJ, deseja cursar medicina.