Fernanda Barbosa
Blog do Fator
Published in
3 min readOct 10, 2020

--

Hoje eu vou falar sobre o momento de prova.

O estudante que se prepara para o vestibular, além da preocupação com o conteúdo, precisa dar atenção pra maneira de realizar uma prova densa, longa e cansativa.

A dica da maioria dos professores quando perguntamos sobre como fazer no dia geralmente é “comece pelas mais fáceis” e a gente acha que aquela frase vai solucionar a nossa vida. No decorrer do tempo, percebemos que a prova exige mais estratégia da nossa parte.

Então, a premissa de iniciar pelas mais simples é realmente ótima, ajuda na confiança para as outras questões, já garante uma elevação na TRI. Entretanto, para 90 questões e uma redação, talvez tenhamos que pensar numa variável importante: o tempo

Dentre outras, a noção de tempo é imprescindível pra fazer uma prova mais tranquila. Por exemplo, se um candidato no fim do exame perde 10 minutos com uma questão e 5 questões ficam em branco, significa que ele teve dificuldade em gerenciar seu próprio tempo. Além disso, a falta de controle temporal tende a gerar uma sensação de impotência durante a prova, pela passagem dos minutos e a estagnação em uma questão. Por isso a importância encarar o embate: insistir x desistir de uma pergunta. Particularmente, ao perceber que a solução é difícil, tentando responder,eu deixo pra depois. O mesmo processo eu uso quando percebo que é fácil e eu travei por algum motivo desconhecido no momento. No retorno a essas questões eu priorizo a que era fácil e eu travei, pois um olhar diferenciado às vezes é suficiente para entender e após isso eu vou testar a difícil. O fator de dificuldade com o tempo pode vir atrelado à falta de autoconhecimento, visto que não saber quanto tempo você geralmente gasta para fazer uma redação ou não saber qual tipo de questão vc resolve mais rápido pode gerar uma má gestão do tempo.

Além disso, na hora da prova existem INÚMEROS elementos que desconcentram e fazem a gente se perder no horário. Todavia, eu gosto de focar naqueles que tenho controle ou pelo menos posso aprender a controlar com o treino. Então, barulho alto durante a prova, calor e fiscal ansioso são situações exteriores a mim e eu me esforço pra não me distrair com elas. O que eu posso mudar é a minha segurança pra fazer o ENEM, já que sua falta pode causar estragos sérios no meu desempenho. Vejamos um exemplo: a aluna dedicada A nunca está segura de ter acertado a questão que acabou de fazer e tende a conferir contas ou voltar nas alternativas pra tentar achar outra coisa; a aluna dedicada B tem segurança na hora de responder, ela agiliza cálculos e processos, marca a resposta e não volta mais e fica tranquila depois de resolver uma questão. A diferença entre essas alunas não é o conteúdo e sim a confiança na capacidade de resposta, as duas podem ter a chance de acertar o mesmo número de questões, se a prova tivesse tempo infinito pra rever todos os detalhes de todas as questões. Então, como o exame tem horário de término definido, é preciso acelerar na resolução de questões para ter tranquilidade e confiança ao terminá-las. O único remédio para o mal da insegurança é o treino incansável de exercícios, pois quanto mais acostumado aos seus estilos e aos padrões da prova, mais fácil será seguir sem se preocupar se você está fazendo contas de modo errado ou qualquer outro detalhe.

--

--

Fernanda Barbosa
Blog do Fator

Fernanda Barbosa é estudante, Embaixadora e Top15 do Fator. Apesar de ser apaixonada por esportes e educação, seu maior sonho é ser médica.