Arquivo > Abrir > bom_layout_final.psd

Lucas Araujo
agência e21
Published in
3 min readJun 14, 2016

--

Um layout vai muito além de estética.Um bom layout precisa ser bonito? Lógico! Mas é só isso? Claro que não!

Um bom layout tem uma longa lista de atribuições: ser atrativo, estético, leve, dinâmico, inovador, compreensível, amigável, vendedor, útil… Realmente uma longa lista. Mas acima de tudo isso, ele precisa funcionar.

Hoje mais do que nunca, quando a tela de um Diretor de Arte ou de um Designer está em branco, talvez a primeira pergunta que ele faça não seja sobre uma questão estética, mas sim como o conteúdo que está por vir vai funcionar. Como vai ser na hora de aplicar em um hotsite, no iPad, no Android, no iPhone, no PC, ou em qualquer outra plataforma que vá hospedar esse layout. Acabou a era em que um Diretor de Arte fazia efetivamente arte, hoje ele precisa ser um analista, um programador, um arquiteto de informações. Pensar que essa identidade vai ser vista em diferentes plataformas, mas que a experiência e o recebimento da mensagem por quem irá ver precisam ser os mesmos, independente de onde for. Como o layout de um site visto em uma tela com definição de 1920x1080 pixels vai se adaptar para uma tela de um iPhone? E pode ser desdobrado para um outdoor? E um web-banner de apenas 200 pixels de largura? O Diretor de Arte precisa ter essas respostas na hora criar qualquer coisa.

Aí está o desafio! Executar um bom layout pensando em diferentes unidades, sejam pixels ou centímetros, mantendo uma unidade dentro de um mesmo job que antigamente era apenas previsto para um anúncio página dupla e hoje precisa funcionar em diferentes sistemas e diferentes plataformas. Além de, claro, dentre todas essas plataformas, impactar o receptor com diferentes formatos, mas contando uma mesma história. E talvez não seja apenas com um layout, e sim uma sequência de experiências focadas nesse receptor para que ele entenda a história. Tudo isso dentro de (novamente) diferentes plataformas, formatos, sistemas, etc.

O designer alemão Dieter Rams, homem que influenciou a Apple de Steve Jobs, em um discurso em 1980 falou a seguinte frase sobre ser um bom designer:

“…ser capaz de compreender realisticamente as oportunidades e fronteiras da tecnologia”.

Dieter é responsável por resumir brilhantemente em 10 os princípios que um bom design necessariamente precisa ter.

1- Good design is innovative
2- Good design makes a product useful
3- Good design is aesthetic
4- Good design helps us to understand a product
5- Good design is unobtrusive
6- Good design is honest
7- Good design is durable
8- Good design is consequent to the last detail
9- Good design is concerned with the environment
10- Good design is as little design as possible

Isso está longe de ser uma lista interminável como citei acima, e também esses princípios são com certeza atemporais. Mas isso não tira a responsabilidade do Diretor de Arte e o Designer de se questionarem sobre como qualquer layout vai funcionar em todas as mídias que hoje estão em nossas mãos, nossas telas e nossos ouvidos.

Lucas Araujo é Coordenador de Criação na e21
lucas.araujo@e21.com.br

--

--