Marketing de Conteúdo é discutido no evento da Locaweb, com Martha Gabriel

Trabalhar com um conteúdo relevante no momento certo é o que forma uma boa estratégia. Entre esse e outros recados, Martha Gabriel, autora do best seller “Marketing na Era Digital”, conduziu a palestra do Encontro Locaweb, que aconteceu no Teatro do CIEE em Porto Alegre, no dia 07/05. Uma parte da equipe da e21 participou do evento, que tratou ainda de assuntos como varejo mobile, experiência do usuário e redes sociais.

Na apresentação, Martha trouxe o conceito de marketing de conteúdo, definindo que é a prática de criar informação relevante e atrativa para um determinado público. Na conversa, ela ainda salientou que ele é bastante confundido com o Inbound Marketing, que faz uma visão mais comercial, com o objetivo de atrair o visitante com diferentes técnicas para converter em venda/acesso.

Sobre a palestra, podem ser destacadas três palavras-chave: relevância, compartilhamento e experiência. Segundo a palestrante, sempre deve ser levado em conta o que é mais importante agora, neste momento, para o público da marca — e isso depende do contexto que ele está inserido. Se oferecido o se quer ver, se consegue captar a atenção do target e, por consequência, obter o tão desejado compartilhamento. E nessa propagação de informação, vale citar transmedia e convergência, tendências na comunicação e assunto que também surgiu durante o bate-papo. Enquanto a primeira apresenta o conteúdo adaptado e pensado para cada mídia — extraindo o melhor de cada plataforma — a segunda é onde a história acontece em diferentes lugares, porém no mesmo formato. A transmedia é a grande aliada do storytelling, capaz de contar boas histórias com conteúdo e dados relevantes.

Para acertar ainda mais, surge a questão: mas o que as pessoas compartilham? A experiência proporcionada também desperta o desejo de replicação. Entre cases e mais exemplos de sucesso, ficou claro que o importante é fazer o público ter uma experiência com a marca, momento que será lembrado por um longo período de tempo. O case do lançamento do Samsung Galaxy S4, em Zurique, exemplifica bem essa ideia.

Tudo isso nos estimula a fazer aquele tradicional questionamento “vamos pensar fora da caixa?”. Let’s!

Locaweb
Like what you read? Give e21 a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.