Prepare-se para procurar suas roupas tanto na seção masculina como na feminina

Em dezembro de 1993, certamente as suas mães ficaram chocadas ao folhear revistas de moda. Acostumadas a ver modelos exuberantes, com penteados fartos e maquiagem pesada, depararam-se com fotos de uma tal de Linda Evangelista, magérrima, despenteada, de cara lavada e com poses nada sensuais. Muito pelo contrário, mais parecia uma “doente”! Esse editorial para a Vogue UK se tornaria um marco. Mais do que isso, o surgimento do movimento artístico mais importante do final do século passado: Naturalismo ou Neorrealismona Fotografia. Kate Moss também surgiu em seguida nos anúncios do perfume CK One. Com isso, outros fotógrafos começaram a aparecer imprimindo um novo estilo em suas imagens, como Steven Klein, David Sims, Paolo Roversi, Michel Comte e Jurgen Teller, todos trabalhando e fazendo sucesso até hoje.

Vogue UK - 1993

Vogue UK — 1993

Calvin Klein - One - 1994 - Kate Moss

Calvin Klein — One — 1994 — Kate Moss

Agora estamos no olho de um novo furacão. Com a saída da diretora criativa Frida Gianini da Gucci e a entrada de Alessandro Michele duas temporadas atrás, a marca mudou, e as suas campanhas também. O luxo deu lugar ao casual: jovens com cabelos nos rostos e fotografados dentro de ônibus, o que antes era impensável para o glamour da marca.

Gucci Fall Winter 2015

Gucci — Fall Winter 2015

Gucci Fall Winter 2015

Gucci — Fall Winter 2015

Gucci Fall Winter 2015

Gucci — Fall Winter 2015

Antes eram as mulheres que pegavam roupas no guarda-roupa masculino. Agora, Alessandro sugere que eles peguem peças no guarda-roupa delas. Seu desfile mostrou bordados, rendas, sedas e laços para eles, e o que parecia ser apenas efeito de passarela se confirmou nas araras das lojas. E mais: outras marcas estão indo para o mesmo caminho — Prada, Burberry, Raf Simons e Alexander McQueen, apenas para citar algumas. Jaden Smith, filho de Will Smith, vai estrelar a campanha de Louis Vuitton; porém, em anúncios da linha feminina.

Prada RESORT 2015

Prada RESORT 2015

Jaiden Smith - Louis Vuitton

Jaiden Smith — Louis Vuitton

Depois dos riquinhos Yuppies, que desejavam ostentar marcas nos anos 80, dos limpinhos e chiques Metrossexuais nos 90 e dos rústicos e barbudos Lumbersexuais desta década, estamos vivendo o Gender Bender ou Gender Neutral. Traduzindo: o gênero “neutro”, o novo unissex; porém, com eles e elas usando a mesma peça, com mesmo tamanho e numeração. Claro que já vimos isso antes, até mesmo quando Chanel ousou com modelagens mais masculinas nos anos 50 e também com os looks sequinhos e justinhos bem rockers dos anos 70, revisitados atualmente por Hedi Slimane na Saint Laurent.

Saint Laurent - Cruise 2016

Saint Laurent — Cruise 2016

Com esse movimento, outros fotógrafos estão se destacando, como Glen Luchford (Gucci), Jamie Hawkesworth (Miu Miu), Karim Sadil (Diesel), Michal Pudelka (Valentino), Jackie Nickerson (Marni) e Josh Olins (Tory Burch).

Mas isso está só começando. Vem mais coisa por aí.